CONHEÇA A TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DA JOVEM CAKE DESIGNER LAÍS BARBALHO


Laís Barbalho sempre gostou de cozinhar, e incentivada por sua mãe Cristina, fez do hobby um negócio. Em fevereiro de 2016 deram início a LahDoceria, empresa que atua no segmento de casamentos produzindo bolos decorados, brownies, bem-casados (tradicionais e de brownie), chocolates, doces finos e brigadeiros.

 

Laís atualmente concilia a atividade de Cake Designer com seu emprego formal em uma empresa de Petróleo. Segundo a profissional, o amor pelos doces é o que a motiva a desenvolver as duas atividades ao mesmo tempo, pois quando está na cozinha criando, relaxa da semana de trabalho.

A profissional tem em sua mãe uma grande parceira, e na divisão das tarefas, cabe à Cristina, fazer as compras, as entregas e a confecção das flores de açúcar, que é sua grande paixão. Cristina usa seu dom e habilidade com a pintura para deixar as pétalas com o ar mais natural possível, além de transformar açúcar em verdadeiras obras de arte. À Laís, cabe literalmente pôr a mão na massa, criando e produzindo.

 

Ao decidir empreender no mundo da confeitaria, se aperfeiçoou fazendo cursos de bolos e doces e ao iniciar a divulgação do seu trabalho, estava preparada com toda a identidade visual da nova marca.

 

Começaram com bolos e brownies, mas com o passar do tempo, a demanda para outros pedidos foi aumentando, como doces, brigadeiros e bolos mais elaborados.

 

Segundo a Cake Designer, tiveram ano passado, seu momento mais marcante, considerado como um divisor de águas: a criação de um bolo de quatro andares para um casamento no Zéfiro. “A noiva nos confiou a tarefa de criar um bolo tão difícil e trabalhoso. Foi muito gratificante”, diz Laís.

 

O maior desejo da dupla é ganhar mais espaço no mercado de casamentos e tornar a LahDoceria uma referência em bolos com flores de açúcar, já que atualmente são poucos os profissionais que trabalham com isso. “Como a maioria das pessoas não conhece, temos poucos pedidos, por isso, sempre que podemos, fazemos esse tipo de bolo, justamente para divulgar”, diz Lais.

 

A profissional conta que não existe uma fórmula para a criação de bolos e doces, exemplo disso é que produzem uma torta que faz grande sucesso para pequenas comemorações - a torta de ninho trufado (chocolate com recheio de leite ninho) e que surgiu a partir de uma receita que deu errado, pois era pra sair de outra forma, mas é um sucesso e vende muito até hoje. “Por isso, não existe uma fórmula certa, vamos tentando e experimentando, diz Lais.

 

Em relação ao bolos de casamento, as noivas já chegam com o modelo definido e cabe a Lais, orientar e adaptar de acordo com o estilo do casamento, número de convidados e local da festa.

“Sempre oriento quanto as dificuldades que possam existir:

- Um bolo muito grande para um determinado local que não comporta;

- Local úmido que não é adequado para um bolo com flores de açúcar;

- Local sem ar condicionado para este tipo de bolo;

- Quando o bolo é um NakedCake com flores naturais e que tem que ser concluído no local da festa. Quer dizer, são muitos detalhes que devem ser levados em consideração, pois o local interfere no tipo de bolo”.

 

Além dos casamentos, que são o carro chefe da LahDoceria, as datas comemorativas representam bons negócios para a empresa, principalmente a Páscoa e o Natal, época em que produzem ovos, chocolates e bolos decorados.

 

Para quem gosta de presentear o ano todo, uma ótima opção é a caixa de brigadeiros a partir de 50 unidades.

 

Estão lançando a barra de chocolate personalizada, que pode ser uma lembrança oferecida tanto em eventos sociais, como em eventos corporativos, com o logotipo da empresa.

 

Para Laís, o mercado de bolos e doces tem muitos profissionais, mais também tem público-alvo para todos, ou seja, público que procura quem está começando e quem já tem o nome consolidado no mercado.

 

A Cake Designer quer que a LahDoceria seja conhecida como especialista em bolos com flores de açúcar, já que este é o diferencial da sua empresa.

 

AMOR é a palavra que traduz a LahDoceria, já que Lais Barbalho ama o que faz, e segundo ela, isso é essencial, pois é um trabalho cansativo em que se perde noites de sono, além dos fins de semana, quando todos estão se divertindo e você trabalhando.

 

“A receptividade e satisfação quando você vai entregar e vê na fisionomia da pessoa, que era exatamente aquilo que ela esperava, é muito bom e gratificante”, diz a Cake Designer.

 

Para quem está entrando nesse mercado, Lais dá um conselho: tenha certeza de que é isso mesmo o que você quer e principalmente, tenha foco e se especialize em um tipo de público- alvo. Fica a dica!

 

https://www.facebook.com/lahdoceria/

https://www.instagram.com/lahdoceria/

Culinária