"Desafios, coragem e força de vontade": Conheça a história de empreendedorismo das irmãs Reis


"Desafios, coragem e força de vontade"
Conheça a história de empreendedorismo das irmâs Reis

Nos últimos anos, o número de mulheres empreendedoras cresceu muito, tanto no Brasil como em outros países. Atualmente, cerca de 30% de todos os negócios privados do mundo são operados ou têm como idealizador uma mulher.  Com essa visão e a oportunidade de alavancar um negócio que está em franca expansão, as irmãs Christine e Nathalia Reis decidiram abrir em Niterói a Mary Help, franquia de serviços para residências e empresas, baseada no recrutamento, seleção e treinamento de profissionais e seu posterior agenciamento para realização de limpezas diárias ou de contratos entre as partes.

As empreendedoras viram nesse nicho de mercado a oportunidade de expansão de um negócio lucrativo e que ao mesmo tempo lhes proporcionasse satisfação. Amadureceram a ideia durante quatro anos, planejando, pesquisando e estudando, até que finalmente há três meses, decidiram abrir uma franquia da Mary Help, empresa que dá todo o suporte para a realização de um trabalho eficiente, desde o software de gestão do negócio até treinamentos para as donas das franquias.

Ser empreendedora sempre foi um sonho das irmãs, mas sempre considerando a cautela o ponto de partida para abrir seu próprio negócio. Para dirigir a empresa, contam com a colaboração de mais dois sócios, o marido da Christine e um amigo da família. Cabe aos homens, administrar o financeiro, já que as duas dividem todas as outras tarefas inerentes ao trabalho, como: seleção, contratação e treinamento de profissionais, agendamento dos serviços prestados e contato diário com colaboradoras e clientes via telefone, whatsapp e e-mail.

As irmãs sabem que para se tornarem empreendedoras de sucesso é preciso conhecimento, estudo, visão de futuro e a certeza de que nada é fácil, ao contrário, que tudo é fruto de muito trabalho, pois tem que correr atrás, tendo a clara noção de que o crescimento de um negócio depende em primeiro lugar, de quem o dirige, além do dinamismo e criatividade para fazer o nome da empresa ser reconhecido.

Os serviços da empresa abrangem toda a região de Niterói e São Gonçalo e abrangem grande parte da população, pois os serviços que oferecem são necessários e utilizados pela maioria das pessoas em suas casas, empresas ou eventos.

A qualidade do serviço prestado é medida através do feedback com os clientes após a limpeza. Em no máximo 2 dias, telefonam para saber como foi o trabalho, se o cliente ficou satisfeito e de 0 a 10, qual a nota para a profissional e para a empresa. Se o cliente der 6, perguntam o que está faltando para chegar a 10. Para as irmãs, esse contato é muito importante, pois é através das respostas sinceras dos clientes, que ajustes são feitos com o objetivo de alcançar a excelência na prestação dos serviços, ou seja, a nota máxima.

As empreendedoras trabalham 8 horas por dia no escritório, mas acabam atendendo quase que 24h, inclusive sábado e domingo, pois já receberam pedido de diarista a 1h da manhã via whatsapp.

O prazo mínimo para atender à solicitação de serviço é de 24h, mas teve um caso de apenas 2h de antecedência e outro mais inusitado ainda, em que conseguiram alocar uma diarista no prazo apertado de 40 minutos na casa do cliente. Esse mesmo cliente ficou tão satisfeito que fechou um contrato de 10 diárias.

Hoje, o quadro de colaboradoras da empresa conta com 18 diaristas ativas e que estão o tempo todo na rua com agenda lotada.

Além do quadro fixo, fazem parte da empresa mais de 20 colaboradoras treinadas e prontas para entrar em ação a qualquer momento ou assim que a demanda aumentar.

Para Christine e Nathalia, o maior diferencial da empresa é o tratamento humanizado dado a todos, pois se colocam no lugar das profissionais e dos clientes, sendo flexíveis e reconhecendo a importância de promover um trabalho que tenha harmonia e sintonia entre os envolvidos.

Tratar as colaboradoras como seres humanos, com respeito e não como número, além de transmitir o elogio feito pelo cliente é uma forma de incentivar, fazendo com que a profissional volte para casa depois de um dia de trabalho, com o sentimento de dever cumprido.

As empreendedoras tentam incutir nas colaboradoras que ser faxineira e doméstica não é vergonhoso, ao contrário, a pessoa que desempenha esta atividade deve ter orgulhoso por manter a casa de uma família limpa, promovendo qualidade de vida para eles.

Outro fator que faz o trabalho fluir, é o contato constante com as diaristas e mensalistas, pois só assim é possível deixar as profissionais a vontade para tirar dúvidas e passar seus questionamentos.

Para Christine e Natália a maior satisfação em ser empreendedora é gerar emprego, conhecer pessoas, e saber que o sustento de várias famílias se dá através da empresa delas.

Elas sabem que a empresa ainda tem muito para crescer e que isso acontecerá por meio da qualidade do serviço prestado.

As maiores potencialidades da empresa são a qualidade e comportamento das colaboradoras, pois segundo Christine, não adianta saber fazer o serviço, se não tiver o comportamento adequado.

O compromisso da empresa começa no agendamento, pois se firmar com o cliente, dia e horário para enviar determinado profissional, não importa o que aconteça, o combinado será mantido.

 

Quando um cliente contrata o serviço de limpeza da Mary Help Icaraí ele é informado de que o período do serviço prestado corresponde a 8h e dentro destas horas, a profissional fica disponível para fazer todas as tarefas da casa, como: limpar, passar, cozinhar, lavar roupa e faxinar. Cabe ao cliente, direcionar as ações da melhor forma dentro do prazo estipulado.

Quanto a seleção e contratação das profissionais, os critérios utilizados são: experiência profissional comprovada através da Carteira de Trabalho e carta de referência, disponibilidade para trabalhar 3 vezes por semana, antecedentes criminais, além de validar as referências dadas através de contato telefônico.

Em apenas três meses de atividades, a Mary Help Icaraí, tem superado as expectativas de atendimento e qualidade no serviço oferecido. Fruto de dedicação, compromisso e trabalho sério.

Segundo Christine e Nathalia, toda pessoa que está pensando em empreender e iniciar seu próprio negócio de ter: FORÇA DE VONTADE, CORAGEM E MÃOS À OBRA.

Vale a dica!

Empreendedorismo