CADERNO, PLANILHAS OU SISTEMAS? QUAL O MELHOR PARA MIM? - Aline Rodrigues - Coach Financeira

CADERNO, PLANILHAS OU SISTEMAS? QUAL O MELHOR PARA MIM? - Aline Rodrigues - Coach Financeira
fev
10
Seg

Caderno, planilhas ou sistemas? Qual é o melhor para mim?                                

 

Muitos empreendedores possuem grandes dúvidas em relação ao melhor modelo de registro de dados, e por esse motivo preparamos esse conteúdo para você poder conhecer os lados positivos e negativos de cada um e avaliar qual faz mais sentido para você!

 

Em primeiro lugar é preciso deixar clara a importância do registro de dados, afinal de contas, é através desse registro que você poderá ler toda as informações sobre o seu negócio, poderá entender pra onde está indo o dinheiro, e de que forma o mesmo está sendo direcionado, poderá visualizar como suas atitudes e comportamentos estão influenciando positivamente ou negativamente os seus resultados, ou seja, registrar é preciso se você deseja ter um negócio que possa crescer e te proporcionar resultados satisfatórios.

 

Mas eu tenho poucos dados, será que preciso registrar? Sim, sempre. Comece de pouco, pois quando os dados ocorrem em maiores volumes você já estará preparada para eles.

 

Então vamos lá, vamos ver um por um:

 

Caderno

Tudo obviamente dependerá do seu fluxo de trabalho e rotina, as vezes um caderninho pode sim ser um grande aliado em manter todos os dados anotados e próximos, contudo, o principal problema do caderno é a visão dos dados, ou seja, você só consegue ver uma página por vez, todas as contas precisam ser manuais e as informações tendem a ficar soltas. Mas se você é apaixonada pelo caderno a questão aqui é retrabalho, pois você terá que ter um trabalho dobrado com seus dados para anotar no caderninho e depois repassar para um local mais apropriado para ter uma visão geral que te ajude a tomar decisões.

Planilhas

A planilha sem dúvidas é um ótimo caminho para quem não deseja investir em um sistema/aplicativo no momento, mas quer ter uma visão mais organizada das finanças para analisar os dados e tomar decisões. O lado positivo da planilha é a possibilidade de personalização, possibilitando assim que ela fique totalmente alinhada a sua necessidade de registro de dados, entretanto, o ponto negativo é a que a maioria dos pequenos empreendedores não ficam conectados ao computador e isso distancia o preenchimento da planilha, visto que é necessário inserir uma rotina que antes não existia, a de parar e ligar o computador para ai sim preencher.

Sistemas/Aplicativos

Existem muitos tipos de sistemas e aplicativos, uns caros, outros gratuitos e outras super acessíveis, e o ponto alto dos sistemas é a possibilidade de integração no celular possibilitando ser mais fácil e rápido o preenchimento dos dados. Se for uma loja, a questão do estoque sem dúvidas é fundamental a utilização de um sistema para gerenciar o fluxo de estoque e movimentação financeira. Antes de sair escolhendo um sistema, pesquise sistemas voltados a sua área de atuação, pois dessa forma você encontrará um sistema mais alinhado a sua realidade de informação. Muitos sistemas possuem custos mensais a partir de R$9,90 e possibilitam a geração de relatórios que facilitam e muito na análise dos dados. Um ponto que chama atenção em relação aos sistemas é que muitas vezes são engessados e nem sempre os relatórios são do jeito que você gostaria.

 

Na prática podemos dizer que cada formato possui seus benefícios e pontos de avaliação e a junção dos sistemas com uma planilha é sempre um excelente caminho, possibilitando assim que os dados fiquem registrados de forma organizada possibilitando análises bem específicas e estratégicas a gestão do negócio. Conforme falado inicialmente registrar é preciso, mas não deixe de analisar os dados gerados para tomar decisões.