COLÁGENO EM PÓ: BENEFÍCIOS E EFEITOS PARA O CORPO

COLÁGENO EM PÓ: BENEFÍCIOS E EFEITOS PARA O CORPO

O QUE É COLÁGENO

 

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo e compõe a maioria dos tecidos e órgãos do corpo humano. Está presente na pele, cartilagens, ossos e tecido conjuntivo. Também pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina, por exemplo, além de cremes hidratantes e nos suplementos alimentares em cápsulas ou em pó.

 

IMPORTÂNCIA DO COLÁGENO

 

Com o envelhecimento, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar as fibras colágenas, 
causando perda de sustentação do tecido e o aspecto envelhecido. Esse processo é acelerado pela degradação do colágeno e pela ação da radiação ultravioleta do sol. Por isso, é importante a reposição de colágeno, tanto através de alimentos, como através de suplementos alimentares.

O colágeno dá firmeza para a pele e cartilagens. A partir dos 30 anos, a produção dessa proteína é reduzida de forma progressiva, causando flacidez e unhas mais fracas. Além disso, a carência de colágeno, principalmente causada por doenças, pode resultar em algumas complicações de saúde, como a disfunção que atinge a cartilagem articular, que está situada entre as articulações.

Aos 50 anos, a produção diminui ainda mais e chega apenas a 35% da sua produção total. As mulheres sofrem um pouco mais com essa perda na produção de colágeno, devido à produção diminuída do hormônio estrogênio na menopausa. Então se faz necessária uma alimentação saudável com bastante fontes de proteínas, além de exercícios físicos e, muitas vezes, a suplementação, visando assim estimular a produção do colágeno no corpo.

O colágeno age de uma maneira, em cada parte do corpo:

  • Nos ossos, permite a firmeza.

  • Nas articulações, atua como lubrificante dando elasticidade articular.

  • Nos tendões, dá rigidez e força.

  • Fortalece os ossos, articulações, unhas e cabelos.

  • Aumentaa elasticidade da pele, melhorando a aparência da celulite.

  • Contribui para a perda de peso, pois dá maior saciedade.

Por tudo isso, o colágeno é visto como um grande aliado da beleza, combatendo, inclusive, o envelhecimento precoce.

COMO USAR O COLÁGENO EM PÓ

Atualmente, a suplementação de colágeno apresenta-se de várias formas: em pó, balas, chocolates, shakes, gelatinas, chás, iogurtes e cápsulas. Estudos comprovam que a forma em pó hidrolisada é a mais eficaz (cerca de 90% é absorvida), isso facilita a manter a pele firme, devido ao processo de hidrólise. Uma pequena quantidade do produto contém uma maior concentração de colágeno puro e ele será totalmente absorvido pelo organismo. Uma das formas menos eficientes é a gelatina, que contém baixa concentração de proteína, além disso, é rica em açúcares, corantes e aditivos químicos.

O colágeno em pó pode ser diluído em água ou em sucos e nessa forma é a melhor opção, melhor do que em capsulas.

Por mais que existam cosméticos com colágeno em suas formulações, são as versões orais as mais eficientes, por agirem de forma progressiva na camada mais profunda da pele.

 

QUAL A FUNÇÃO DO COLÁGENO EM PÓ

 

A principal função é suprir a queda de produção dessa proteína, podendo ser recomendado em outros casos, dependendo da particularidade de cada um.

Por ser um alimento natural, não há contraindicações para pessoas saudáveis. O importante é não ultrapassar a quantidade de 9 gramas diárias, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

QUAL MARCA USAR

Muitas são as marcas encontradas no mercado atualmente, mas, lembre-se: antes de iniciar qualquer suplementação converse com um nutricionista para que indique a melhor forma de consumo para obter um bom resultado.