"COMI DEMAIS NO NATAL E NO ANO NOVO. EU TENHO COMPULSÃO ALIMENTAR?” - Marina Leite - Psicóloga

Essa é uma pergunta bem frequente no discurso dos pacientes no início do ano, quando retomamos os atendimentos no consultório. Antes de mais nada, acredito ser importante definir o que é esse transtorno psicológico.

O Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é um transtorno alimentar onde estão presentes episódios recorrentes de compulsão alimentar. Esses episódios são caracterizados por uma grande ingestão alimentar em um curto período de tempo (cerca de duas horas) e marcado por uma sensação de falta de controle (incapacidade de evitar de comer ou então de parar de comer depois que começou). Normalmente, os pacientes com esse transtorno são pessoas que têm o costume de comer muito rápido, até se sentir totalmente “cheios”. Além disso, possuem muita dificuldade em reconhecer quando estão fisicamente com fome e costumam realizar as refeições sozinhos, pois têm vergonha do seu comportamento alimentar. Algo muito marcante nesses pacientes é a culpa e um sentimento de fracasso pessoal após terem vivenciado o episódio de compulsão alimentar, revelando muito o sofrimento das pessoas acometidas pelo transtorno.

Algo muito importante de se ter em mente, principalmente nessa época do ano, é que, além dessas características citadas anteriormente, algo que diferencia o comer demais de vez em quando ou em “ocasiões especiais” do Transtorno de Compulsão Alimentar é a frequência com o que isso ocorre. Comer demais uma vez ou outra, principalmente em festas de final de ano, as quais são recheadas de alimentos classificados como deliciosos para muitos e com muita carga emocional, é normal. Não são esses eventos que ocorrem ocasionalmente que vão determinar se a pessoa possui ou não o Transtorno Alimentar, e sim um conjunto de critérios diagnósticos que devem ser avaliados por profissionais ligados à área. 

Por conta disso, relaxe e aproveite essa época do ano! Depois que esse período passar, caso você continue a apresentar episódios de maior ingestão alimentar associada com algum dos critérios citados acima, me procure que avaliaremos essa questão mais a fundo!

Tel.: 21 99846-2380

Instagram: @associandolivremente