COMPLIANCE NA VALORIZAÇÃO DA IMAGEM COMERCIAL - Fernanda Santiago -Advogada

Não há quem possa discordar que atualmente IMAGEM é fundamental em toda e qualquer ação em nosso dia a dia, tanto nos negócios como em qualquer outra representação com a qual nos identificamos. Nós mesmo somos uma imagem que representa nossas experiências e crenças, que são exteriorizadas pela forma como nos vestimos, nos comportamos etc.

No mundo dos negócios a IMAGEM também transmite mensagens de acordo com a sua aparência, com a sua qualidade ou forma de atendimento.

Como sabemos, a imagem da sua empresa, por menor e mais nova que seja, pode levar anos para ser construída e reconhecida, mas para ser denegrida levam apenas alguns segundos, colocando em risco tantos anos de dedicação e empenho. Podemos adaptar um famoso ditado popular para o mundo empresarial e dizer então, que “você é aquilo que apresenta”.

Esse é o dia a dia do mercado, que exigirá muito tempo, postura e atitude a serem trabalhados tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora.

Pra você que está começando ou já tem algum tempo de estrada, empreendendo, e não vê o resultado que esperava, sua principal falha pode ter sido não pensar antes de começar ou não estar dando o devido valor à sua imagem e postura comercial, mais precisamente a que ocorre de dentro pra fora!

Quando pensamos em postura comercial de dentro para fora, estamos falando de atitudes que tornam o seu negócio internamente consolidado e isso inclui tratamento com todos os funcionários, gestão íntegra e ética, criar um ambiente onde comportamentos corretos são incentivados e os inadequados, punidos, em todas as escalas de hierarquia, ou seja, estamos falando de um programa de integridade.

Aderir ao programa de integridade faz como que seu negócio além de cumprir com a sua função social e contribuir para o desenvolvimento de nossa sociedade, seja diretamente beneficiado ao atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que adotam a mesma postura. Empresas ou pessoas que reconhecidamente abraçam a integridade como base sustentável do seu negócio irão procurar parceiros semelhantes pela confiança e seriedade com que se apresentam.

Empreender é risco, mas empreender com bases sólidas de integridade fará da sua imagem a representação de seus valores e comportamentos visíveis e, sem dúvida alguma, esse é o primeiro passo para construir um negócio de sucesso.


 

Fernanda Santiago | Advogada

Especialista e Consultora em Direito do Trabalho Empresarial | Gestora Jurídica

Colunista | Palestrante no portal @conexõesfemininas

Instagram: @fernandasantiagoadv