HARMONIZAÇÃO FACIAL - Dra. Gisele Salgado - Estética

 - O que esse procedimento é capaz de fazer - 

Todos os seres vivos passam por duas etapas na vida: Nascer e Morrer. Entretanto, entre o nascer e morrer, diversos fatores extrínsecos influenciam nesse interregno de tempo, dentre eles, a qualidade de vida.  A maneira como você se expõe ao sol, uso de bebidas alcóolicas, alimentação pobre em nutrientes e hidratação insuficiente aceleram a destruição das células e consequentemente o envelhecimento.

Mas infelizmente não para por aí! Os fatores intrínsecos são inevitáveis e mudanças estruturais na face podem ser observadas devido a reabsorção óssea com perda de sustentação dessa estrutura, diminuição do volume dos compartimentos de gordura que temos na face, flacidez da pele devido a queda da produção de colágeno e elastina. Todos esses fatores, extrínsecos e intrínsecos, levam a mudanças no contorno da face ou “quadralização”. A face perde os contornos definidos, adquirindo um aspecto quadrado pela queda de suas estruturas.

Na juventude, o rosto é moldado como um triângulo invertido, com o ápice voltado para baixo, o que se traduz nas maçãs do rosto bem definidas. Com o processo de envelhecimento, a mudança na estrutura facial faz com que os contornos e o volume sejam perdidos, invertendo-se o triângulo da juventude.

Evolução da perda da estrutura facial ao longo dos anos.

A Harmonização facial (HF) surge como uma alternativa para reestruturar a estrutura facial perdida com o processo de envelhecimento. Consiste em um conjunto de procedimentos estéticos combinados,menos invasivos que uma cirurgia plástica convencional, que devolve a harmonia das características faciais de cada indivíduo. Dessa forma, a avaliação facial é fundamental para definir um plano de tratamento adequado que remete ao equilíbrio e harmonia dos traços faciais. Importante ressaltar que nem sempre uma disfunção estética pode ser resolvida com a aplicação de procedimentos não invasivos. Mais uma vez observamos a importância de uma avaliação com um profissional habilitado.

Abaixo os procedimentos que podem ser utilizados, isolados ou combinados, para realização da Harmonização Facial:

• Redução de papadas
• Redução de olheiras
• Redução de rugas e marcas de expressão
• Aumento dos lábios
• Bigode chinês
• Definição de mandíbula
• Mudanças sutis no nariz
• Aumento ou diminuição do queixo e testa
• Mudanças sutis na linha da maçã do rosto

Podem ser utilizados:
• Aplicação de ácido hialurônico
• Aplicação de bioestimuladores de colágeno
• Aplicação de toxina botulínica
• Microagulhamento
• Radiofrequência
• Peeling
• MMP Facial - Microinfusão de Medicamentos na Pele

A realização da Harmonização Facial deve ser planejada, tendo em mente que não pode ser tida como a única opção para corrigir disfunções estéticas, que podem estar associadas à questões outras. A análise facial e a abordagem para um procedimento seguro que satisfaça as necessidades dos clientes, devem ser cuidadosamente alinhadas. O profissional habilitado poderá te ajudar a definir quais procedimentos podem ser indicados para cada caso, utilizando sempre produtos biocompatíveis, com segurança técnica e conduta ética.

Não se esqueça que os fatores extrínsecos, que já discutimos anteriormente, são fatores fundamentais na influência de como nossa pele reage. A associação de procedimentos estéticos minimamente invasivos e a melhora da qualidade de vida podem te ajudar a envelhecer muito melhor. 

Gisele salgado – Enfermeira Esteta e proprietária da Ici Beauté Saúde e Estética avançada
Rua Noronha Torrezão, 24 - 410 - Santa Rosa, Niterói
☎ 21 986709755

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABDULJABBAR, M. H.; BASENDWH, M. A. Complications of hyaluronic acid fillers and their managements - Journal of Dermatology & Dermatologic Surgery 20 (2016) 100–106

ALMEIDA, A. D., et al. Diagnóstico e tratamento dos eventos adversos do ácido hialurônico: recomendações de consenso do painel de especialistas da América Latina - SurgCosmetDermatol 2017;9(3):204-13.

AVRAM, M. R.; et al. Atlas colorido de dermatologia estética - [traduzido por Carlos Henrique de Araújo Cosendey, Geraldo Serra]. - Porto Alegre: AMGH, 2011

BAGATIN, E. Mecanismos de envelhecimento cutâneo e o papel dos cosmecêuticos – Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro); v.66: p.5-11, 2009

COIMBRA, D.D.; URIBE, N.C.; OLIVEIRA, B. S. “Quadralização facial” no processo do envelhecimento - SurgCosmetDermatol 2014;6(1):65­71.

MAIO, M. de. Desvendando os códigos para rejuvenescimento facial: uma abordagem passo a passo para uso de injetáveis – Editora Allergan -2015