TOXINA BOTULÍNICA, O FAMOSO “BOTOX" - Dra. Gisele Salgado - Estética

Hoje nossa coluna vai falar sobre Toxina Botulínica, o famoso “Botox”!!!

Á medida que os anos vão se passando nossa bagagem de aprendizado vai aumentando, cheia de novas experiências, maneiras diferentes de ver e resolver os problemas, conhecemos pessoas, geramos vidas, amadurecemos, alguns escrevem livros, outros contam estórias, o ser humano vai tomando cada vez mais “forma”. Sim, o tempo vai passando...


Enquanto nossa mente vai progressivamente se tornando mais cheia de informações, nossa pele vai “sofrendo” a ação do tempo. É impossível congelar o tempo, mas pode-se reduzir os efeitos da sua passagem tendo uma vida saudável, alimentando-se bem, evitando cigarro e sol, fazendo exercícios físicos, hidratando e protegendo a pele.


Envelhecer é inevitável. A boa notícia é que podemos escolher como queremos envelhecer. Como queremos cuidar do maior órgão do nosso corpo que é a PELE. 


Alguns dos fatores do envelhecimento é a formação de rugas na pele, que podem ser definidas em dinâmicas ou estáticas. 


As dinâmicas as chamadas “rugas de expressão”, são formadas pela contração da musculatura da face quando nos comunicamos, sorrimos, fazemos caretas etc. Algumas pessoas são mais expressivas que outras, e dessa maneira, “utilizam” mais a musculatura da face, que está intimamente ligada com a sua pele. Com o passar dos anos formam-se rugas em função destes movimentos repetitivos: os vincos entre as sobrancelhas que nos deixam com aspecto bravo, as linhas da testa, os pés-de-galinha e outras. No início, elas só são percebidas quando há a contração do músculo, porém mais tarde elas vão se tornando nítidas mesmo com o rosto em repouso, transformando-se em rugas estáticas, em consequência de rugas de expressão não tratadas, mas também em função das alterações de textura e firmeza da pele.


A presença de rugas deixa um aspecto cansado e envelhecido.   

 

 


Hoje em dia, temos ao nosso alcance procedimentos não cirúrgicos que atenuam os sinais do tempo, proporcionando resultados naturais e satisfatórios, aumentando a autoestima do homem e da mulher.


A toxina Botulínica, conhecida popularmente como Botox (que na verdade é o nome comercial de um tipo de toxina), é o padrão ouro tanto na prevenção quanto no tratamento de rugas dinâmicas e suavização das estáticas. Ela atua relaxando a ação da musculatura, fazendo com que a pele retorne ao estágio de repouso. Vamos associar a uma roupa bem passada. Quando tiramos do cabide e colocamos no corpo, com os movimentos do dia a dia, ela ficará marcada. Se passarmos novamente e a colocarmos no cabide, sem utilizar, ela voltará a não ter marcas. É uma maneira bem simplória de explicar como a toxina botulínica funciona.


A toxina botulínica tem diversas indicações clínicas, podendo ser utilizada para prevenção e tratamento de rugas, no arqueamento de sobrancelhas para abrir o olhar, empinar sutilmente a ponta do nariz, corrigir o sorriso gengival, atenuar as rugas do pescoço e definir melhor o formato do rosto, na transpiração excessiva de axilas, mãos e pés.


O tratamento é feito através de injeções com agulhas bem finas e quantidades pequenas de toxina nos músculos que se deseja relaxar. Pode ser utilizado anestésico diretamente na pele, nos locais de aplicação, porém o procedimento é bem tolerável e realizado em poucos minutos.


Não existe uma idade certa para começar seu tratamento com toxina botulínica. A partir de 25 anos de idade é possível iniciar a prevenção de formação das rugas. 


“Mas eu não tenho 25 anos ainda, não poderei fazer meu tratamento?”. A resposta é que tudo depende de uma avaliação clínica onde cada caso, em particular, será discutido para definir qual o melhor plano de tratamento.


Através do estudo detalhado da sua face, analisando os pontos que necessitam de intervenção, podemos alcançar resultados muito naturais, sem aquele aspecto “duro” e “artificial” que tanto amedronta àqueles que desejam fazer o tratamento.  
Existem algumas contra indicações para o uso da toxina, como pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação, mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias ou ainda alguns medicamentos específicos. Por isso a necessidade de uma avaliação clínica criteriosa.


Os efeitos do tratamento podem ser visualizados a partir do quinto dia da aplicação. Porém, é somente por volta de 15 dias que conseguimos ter um pico de ação, quando o paciente retorna ao consultório para a reavaliação dos resultados.
Mais do que falarmos em envelhecimento ou sobre como congelarmos o tempo para parecermos mais jovens, é imprescindível estarmos bem conosco.


As opções de rejuvenescimento são inúmeras, cada qual com suas indicações específicas, mas a verdadeira fonte da juventude é compreender que procedimentos estéticos estão sim disponíveis e devem ser utilizados para nos fazer sentir mais jovens e bonitos, mas o essencial está dentro de nós. Cada um com sua estória e sua beleza particular.


Estamos aqui para te ajudar a ser melhor, por dentro e por fora. 


Gisele Salgado
Enfermeira Esteta – Proprietária da Ici Beauté - Saúde e estética avançada
Instagram: @icibeauteniteroi
Facebook: ici beauté - saúde e estética avançada
Endereço: Rua Noronha Torrezão, 24 - 410 - Santa Rosa, Niterói
☎ 21 98670-9755