O MOMENTO ECONÔMICO PEDE ORGANIZAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO - Aline Rodrigues - Coach Financeira

março 26, 2020

Estamos passando por um momento único, lojas, shoppings, bares e restaurantes fechados, pessoas sendo orientadas para ficarem em casa, o ritmo das vendas diminuindo e muitas dúvidas pela frente sobre como prosseguir, o que pagar, o que priorizar e como agir. 
Estamos todos em quarentena, mas as contam não param e por esse motivo nós também não podemos parar, não podemos deixar que a crise se instale sem nem ao menos reagir, não podemos acreditar que será simplesmente um tempo ruim sem tentar mudar hábitos e o posicionamento do nosso negócio. 

Se para você que vende bolo as vendas estão estagnadas é hora de pensar em vender vídeo aula para ensinar as pessoas que estão em casa a fazerem um excelente bolo com os ingredientes que possuem, para você que possui uma loja física é hora de posicionar e realizar as vendas online e para você que presta serviços é hora de educar o seu cliente em relação as possibilidades de realização do trabalho de forma remota e/ou de manutenção do pagamento para reposição futura. 

Mas para tudo isso funcionar, é preciso antes olhar e analisar o cenário atual do seu negócio, estruturar o seu planejamento financeiro e desenhar as estratégias mais assertivas para o momento atual. 

Com isso, segue abaixo algumas dicas para você dar o START hoje mesmo!!

Passo 01: Analise a sua situação financeira atual; 
Verifique seu saldo bancário, limite do cartão de crédito, valores a receber previstos, valores a antecipar do cartão de crédito e claro faça a lista das contas a pagar. 

Passo 02: Faça essa lista para os próximos 3 meses; 
Agora organize as informações em relação as expectativas de entradas e saídas para os próximos 3 meses e avalie os impactos, simule também o não pagamento de algumas contas se for o caso; 

Passo 03: Agora é hora de entender o tamanho da sua necessidade de REAÇÃO; 
Avalie quantas vendas seriam necessárias por mês para que as coisas possam se equilibrar, não deixe de considerar se os seus clientes tendem a pagar parcelado e o seu custo de matéria-prima. 

Passo 04: Avalie o mercado, seus concorrentes e novas ideias; 
Vá para internet e pesquise o que os outros estão fazendo nesse momento, o que você pode vender e de que forma nesse momento, que novas ideias você pode ter para fazer acontecer e manter o seu negócio ativo e gerando recursos. 

Não é hora de parar, é hora de organização e controle financeiro. Todos os gastos precisam ser bem avaliados, negociação com fornecedores será imprescindível, contato direto com o contador para aproveitar os benefícios fiscais no momento e principalmente para organizar todos os processos da sua empresa. 

Aproveite esse momento para realizar reuniões com a equipe e pensar em nossas estratégias, reuniões com o marketing e colocar em prática ideias que ficaram paradas. 

AGIR, AGIR E AGIR mas com planejamento financeiro e estratégia. 

 

Instagram: @finapse_br

Telefone: (21) 98011-4233