POR QUE PENSAR NO SEU FUTURO E NA SUA APOSENTADORIA? - Bárbara Bravo - Coach Financeira

fevereiro 14, 2020

Após a reforma da Previdência, o brasileiro começou a pensar em como vai ser a situação financeira dele quando chegar na aposentadoria. Está claro que é difícil não pensar nesse assunto atualmente!

Se aposentar é saber como você deseja estar quando o fôlego não for mais suficiente para trabalhar todos os dias 8 horas, mesmo gostando do que você faz.

Dados do IBGE indicam que os brasileiros possuem expectativa de vida de 75/80 anos. Hoje, com a reforma da Previdência, temos como idade mínima para a aposentadoria 65 anos para homens e 62 para mulheres. Sendo assim, podemos notar que viveremos 10 a 15 anos a mais após a aposentadoria. Você ja refletiu sobre isso? 

Tem mais um dado interessante, para esse assunto. A Anbima mostrou em seu seminário “Como Investir” que somente 3% dos aposentados sustentam-se com recursos próprios.  

E então, precisamos ou não começar a pensar no nosso futuro?

Sendo funcionária CLT ou empreendedora, todas nós precisamos ter em mente que nem o governo e nem ninguém é responsável pelo nosso bem estar. Por isso a necessidade de pensarmos na aposentadoria.

Se você é empreendedora, precisa entender que é importante ter um planejamento financeiro focado na aposentadoria. 

Além de contribuir com INSS, por que não pensar em outras formas para assegurar mais conforto e segurança para o futuro?

Além do que já deve ser pago de acordo com pró-labore do INSS, é indicado separar no mínimo mais 10 a 15% da renda mensal para aplicar em outras opções e assim garantir um futuro tranquilo e sustentável.

Infelizmente identificamos que todos sonham com uma aposentadoria na qual seja possível colher os frutos de toda uma vida de trabalho, porém a maioria prefere não dedicar muita atenção ao assunto até a meia-idade. 

Se você consegue realizar planos e se programar para viajar, então será que não é possível também se planejar previamente para garantir seu futuro?

Se programar é fundamental. O ideal é ter um planejamento que seja devidamente seguido, é importante ter disciplina na hora de reservar o dinheiro da aposentadoria e considerar o valor como um custo fixo que não pode, de maneira alguma, ser esquecido. 

Como sabemos, ter um negócio é lidar constantemente com a instabilidade, e em alguns meses o faturamento pode ser abaixo do esperado. Com isso, a recomendação é poupar mais no mês seguinte ou nos períodos que os lucros forem maiores. Porém esse valor não pode ser ignorado para não prejudicar o seu plano de aposentadoria sustentável!

Então, com o planejamento, você pode garantir uma aposentadoria estável para quando você quiser parar, ou quiser diminuir o ritmo de trabalho. Por isso é importante que você crie um plano que contemple investimentos para aposentadoria, crie ações para lidar com meses menos rentáveis e seja organizada com as suas finanças pessoais. Enfim, com um bom planejamento financeiro e muita disciplina, você conseguirá construir o futuro tranquilo tão desejado.

Bárbara Bravo
Coach Financeira