PREÇOS E PROMOÇÕES - Aline Rodrigues - Coach Financeira

dezembro 13, 2019

O ano está terminando e o momento de consumo tende a aumentar e muitos negócios se beneficiam dessa época para otimizar os seus resultados. O início do ano também é uma ótima época para alavancar as vendas, mas antes de sair por aí dando descontos e fazendo descontos para vender a qualquer custo, vamos conversar um pouco sobre preços e promoções, para que você possa tomar decisões mais claras e conscientes em seu negócio.

Engana-se quem acredita que um negócio só quebra por falta de vendas, um negócio também pode quebrar por vender demais a um preço errado.

 

Preço é o que se paga por um produto ou serviço e dentro desse preço existe todo um critério e fundamento para se chegar ao número final (custo da mercadoria ou custos diretos em relação a realização do serviço, custos relacionados ao negócio, taxas, impostos e margens, por exemplo). A promoção por sua vez é uma estratégia de negócio que tem por objetivo gerar visibilidade para os itens em destaque e comunicar o preço ao cliente gerando valor para o mesmo.

 

A precificação é a estrutura base de todo negócio, afinal de contas, não adianta apenas vender se o seu preço estiver errado. Dessa forma, você pode até mesmo prejudicar todo o desenvolvimento do seu negócio e a sustentabilidade do mesmo. Existem alguns métodos de precificação que auxiliam o empreendedor a analisar e definir o seu preço de forma correta e estruturada, como: margem de contribuição, pesquisa de preços, fórmulas baseadas em lucro e, o mais utilizado, o markup, que é um indicador para avaliação do preço com base nos custos envolvidos ao produto e ao negócio.

Muitos empreendedores erram ao olhar apenas o preço do concorrente e desconsiderar a sua estrutura e realidade financeira e isso com certeza pode gerar impactos negativos ao negócio.

Já a promoção como estratégia de mercado deve ser muito bem avaliada e estar alinhada com a precificação, visto que a promoção não deve corroer as suas margens e fazer com que você tenha prejuízo nas vendas, então tenha muito cuidado com isso.

Existem algumas estratégias para promoções e elas sempre devem ser definidas e desenhadas de acordo com a meta de vendas e as particularidades de cada negócio;

Datas comemorativas

Em algumas datas do ano já se espera que as marcas realizem algumas promoções, por exemplo: dia das mães, dia dos pais, dias das crianças e o próprio Black Friday, que ocorreu recentemente.

Com isso, nesse momento utiliza-se a margem de desconto que já está embutida no preço, fortalecendo assim alguns descontos quando o estoque está bem reduzido, para eliminar de fato os itens em estoque e/ou quando o estoque está empacado e precisa ser movimentado.

Toda margem de desconto já é previamente pensada e estruturada na precificação (se você ainda não sabe a sua margem, não perca tempo, pois isso é fundamental para sua gestão e resultados). Outra forma são os descontos progressivos, que buscam gerar um desconto no preço unitário das peças, focando assim em elevar o ticket médio nas vendas, otimizando o faturamento total da unidade e alcance de metas.

 

Mudança de estação

Em mudanças de estações ocorrem as promoções “limpa estoque”, que tem por objetivo diminuir efetivamente algumas margens do preço para realizar as vendas e repor o financeiro, podendo assim reinvestir o recurso nos itens atuais e buscar novas vendas com boas margens e otimizando os resultados.

 

Estratégicas

São estratégias comerciais de uma marca que tem um objetivo específico por trás seja otimizar o faturamento do mês, abrir espaço no estoque para outros itens, posicionamento da marca, aumentar o ticket médio das vendas, entre outros. Planejar anualmente as suas estratégias faz toda diferença e elas, é claro, precisam estar muito bem alinhadas ao financeiro, afinal de contas, você precisa compreender quanto precisa vender para alcançar os resultados mensais e anuais desejados.

 

Os preços podem ser ajustados de acordo com uma determinada estratégia de faturamento/resultado do negócio em questão e só então se inicia a divulgação.

 

Em resumo, as promoções precisam ser planejadas, estruturadas e gerenciadas para poder proporcionar ao negócio resultados efetivos e positivos e, para que isso ocorra, o preço precisa ser estudado e desenhado de acordo com as metas do negócio.

Uma vez que seus preços e promoções estão alinhados, o caminho é manter sempre o seu registro financeiro em dia para poder acompanhar bem de perto todo o desenvolvimento.

 

Texto por: Aline Rodrigues – graduada em administração de empresas, MBA em gerenciamento avançado em finanças, especialista em comportamento financeiro, consultora em Gestão de Resultados para pequenos negócios.

Instagram: @finapse_br

Telefone: (21) 98011-4233