PREPARAÇÃO DE PELE PARA O DIA A DIA - Ellen Lima - Maquiadora

março 05, 2020

 
    
Antes de começar a maquiagem precisamos identificar o tipo de pele. Essa avaliação é importante para a escolha dos produtos a serem utilizados, principalmente, a base.
Veja abaixo como identificar o seu tipo de pele:

 
O tipo de pele é determinado pela aparência dos poros e grau de oleosidade, e é facilmente detectado pela presença ou não de brilho em sua superfície.
 
 
PELE NORMAL: é a pele que tem a aparência firme, lisa e aveludada. Sem poros aparentes.
 
PELE SECA: é fina, sem nenhum traço de oleosidade, com tendência a escamação e leves linhas de expressão. Os poros são retraídos.
 
PELE OLEOSA: é uma pele com aparência brilhante e com os poros dilatados, com tendência à acnes e cravos. 
 
PELE MISTA: é oleosa na Zona T (testa, nariz e queixo), e seca nas laterais. 


Passo a Passo da Maquiagem  
 
 
Correção da Pele: 
 
PRIMER: O primer facial deve ser aplicado antes da maquiagem, tendo a função de suavizar linhas de expressão, fechar os poros abertos, diminuir o brilho do rosto e preparar a textura da pele para receber a maquiagem. 
 
CORRETIVO: Atenua olheiras, manchas, espinhas e outras imperfeições da pele, além de ajudar a iluminar a área dos olhos. Deve-se escolher a cor que se aproxime do tom natural da pele. Com a ponta dos dedos, espalhe o produto com leves batidinhas. Pode ser aplicado antes ou depois da base. 
 
BASE: Uniformiza a cor da pele, disfarçando imperfeições. Deve ser aplicada no rosto todo, inclusive pálpebras, lábios e pescoço. 
 
PÓ FACIAL: Proporciona acabamento aveludado à pele, selando a base e retirando o brilho excessivo. Aplique em pequena quantidade, sobre todo o rosto sem esfregar. 
 
BLUSH: Devolve o tom corado às maçãs do rosto que temos naturalmente. Deve ser aplicado na direção das têmporas logo acima da marcação de contorno. 
 
ILUMINADOR: Em locais estratégicos, juntamente com o contorno, proporciona dimensão ao rosto. 


   Olhos:
 
A maquiagem para os olhos não é exclusiva para a noite. Ela pode ser usada também durante o dia, desde que seja mais discreta. 
 
A primeira questão é relativa à sombra. A cor não precisa combinar com a roupa que será usada, mas é preciso deixar o look harmonioso. Por isso, pode ser uma boa pedida optar por cores neutras, como o dourado, o marrom ou até o preto, tudo depende da situação. Claro que a cor da sombra também deve trazer um equilíbrio; assim, se o visual já for colorido demais, o melhor é uma sombra mais clara. 
 
Os olhos podem ser feitos antes ou depois da correção da pele. Há uma infinidade de opções. Utilizamos primer, sombras, lápis, delineador e máscara. Neste curso, faremos uma maquiagem para o dia e a transformaremos em uma maquiagem para a noite e festa.  
 
 
Lábios:
 
Quanto mais lisos estiverem os lábios, mais o batom vai durar. Para esfoliar os lábios, aplique uma pequena quantidade de esfoliante, faça uma massagem leve com movimentos circulares. Em seguida, aplique o balm e deixe agir enquanto faz o restante da maquiagem. Remova o excesso e aplique o batom. 
 
 Agora que você já sabe o passo a passo, é só treinar em casa. Na próxima coluna faremos juntas esse passo a passo.