QUAL O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NO COMBATE AO COVID-19? - Deborah Cotrofe - Segurança Alimentar

abril 06, 2020

O que a maioria da população não imagina, é a importância do médico veterinário como agente de saúde para a sociedade. Talvez sejamos uma das profissões mais antigas do mundo, e desde sempre, atuamos em defesa das três saúdes (animal, ambiental e humana), a chamada one health ou saúde única. 

Quando zelamos pela saúde e bem estar de um animal, estamos diretamente cuidando da saúde humana. Diversas doenças podem ser transmitidas dos animais aos humanos, as chamadas zoonoses, e o papel do médico veterinário é evitar essa disseminação. O clínico pode evitar a transmissão de doenças como a raiva, os profissionais da área de alimentos evitam doenças que podem ser transmitidas através da ingestão da proteína animal, atuantes na pesquisa ajudam no combate em hospitais humanos, institutos de pesquisas e no desenvolvimento de medicamentos, e não vem sendo diferente nesse momento de pandemia do Covid-19 (novo coronavírus). 

Testes com medicamentos veterinários estão sendo realizados por pesquisadores na Austrália, na França anestésicos veterinários estão suprindo a necessidade do fármaco humano, para os pacientes em estado grave da doença, profissionais estão dentro de fábricas e indústrias de alimentos auxiliando na produção de produtos seguros e de qualidade, o Ministério da Saúde reafirmou a importância da nossa profissão ao solicitar a nossa contribuição na linha de frente, caso haja necessidade de apoio, afinal, temos a capacidade de lidar com o EPI (equipamento de proteção individual), realizar triagem e anamnese, investigação epidemiológica, noção de controle de doenças (limpeza e desinfecção), cadastramento. Temos a competência médica necessária, e a capacidade de exercer o trabalho burocrático requerido. 

Além é claro, do auxílio aos tutores de animais domésticos no cenário atual. Os animais não transmitem o Covid-19 para o homem, mas podem se tornar uma superfície contaminante de transmissão do vírus. Por isso, as medidas de higiene são extremamente importantes até no momento de dar carinho e atenção ao seu animal de estimação. Recomenda-se que os tutores infectados permaneçam afastados dos seus animais. 

Lembrem-se, tem sempre um médico veterinário cuidando de você!

Para mais informações e conteúdos de saúde e alimentação, acesse a página no Instagram, @debinforma