O TESTE DA LINGUINHA é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, e que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
O protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês (Teste da Linguinha) foi desenvolvido e validado durante o mestrado e doutorado da Fonoaudióloga Roberta Lopes de Castro Martinelli na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. GiédreBerretin-Felix.
A cartilha do Teste da Linguinha foi elaborada com o objetivo de esclarecer os profissionais sobre a aplicação do Protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês.
A LEI
Foi sancionada pela presidência da república e publicada no Diário Oficial da União, em edição especial de 23 de junho/2014 a lei que torna obrigatório a realização do Teste da Linguinha em recém-nascidos – Lei nº 13.002/14.
O teste consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.
INDICAÇÃO
Bebês com alteração no frênulo têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos.
O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção, explica a fonoaudióloga Roberta Martinelli.
A AVALIAÇÃO
A avaliação é indolor, o profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão.
Em seguida observa a amamentação para depois analisar.
Quando detecta frênulo encurtado encaminha para odontopediatra ou cirurgião para o procedimento: Frenotomia
Telefone: (21) 987725070
Instagram: @lidiafono
Adicione um comentário