"A Natureza não é um lugar para se visitar de vez em quando, ela é nossa morada”(Gary Snyder) – ANA BARBOSA"

Diante de tantas transformações, onde a maioria parece morar em caixas apertadas de concreto, cresce a busca por velhos e bons hábitos: mais espaço verde, plantas, flores, uma hortinha em casa para comer produtos frescos e qualidade de vida.

Fazendo o caminho inverso do caos urbano, o Design Biofilico traz como eixo a aproximação e o encontro do equilíbrio na relação pessoa-natureza, por isso, fabricantes, arquitetos, designers de interiores e paisagistas têm aproveitado o crescimento dessa proposta em projetos cada vez mais
ligados ao bem-estar, valorizando essa sinergia com a natureza.

Eu sempre falo com meus colaboradores que todo projeto apresenta um desafio, que abordamos por diversas óticas, buscando soluções harmônicas na relação entre pessoa e meio ambiente.

Temos que pensar que um projeto não é apenas um recorte no tamanho da planta baixa, mas que ele se integra a um espaço individual em casa, trabalho, ao terreno, a vizinhança, ao bairro, à cidade, e ao mundo.

Sempre que procuramos otimizar, humanizar, esbarramos na natureza e isso se tornou uma frequente.

A Biofilia, então, apareceu como um norte para nossos projetos.

sitemgr foto 02 300x296 1 sitemgr foto 01 250x300 1

 

E o que é Biofilia? 

Biofilia é literalmente  amor a vida.

AMOR (philia) à VIDA (bio)

Este termo foi popularizado por Edward Osborne Wilson, num livro com o mesmo nome publicado pela Harvard University Press 1984.

Em seu livro, Wilson descreve a biofilia como uma tendência natural a voltarmos nossa atenção às coisas vivas.

O design Biofílico veio nos reconectar, trazendo bem-estar para os ambientes construidos e o resgate da nossa consciência de que também somos natureza.

Design Biofílico não é modismo, estilo ou tendência, mas uma necessidade para nossa saúde, principalmente a saúde mental, pois vimos durante essa pandemia que nossas casas e apartamentos não estavam preparados para passarmos tanto tempo com toda família.

E a verdade é que  hoje o que mais precisamos é de muita vitamina N, de NATUREZA, e resgatarmos nossa conexão com ela.

Nós de Niterói temos o privilegio de morarmos numa cidade com uma natureza linda e com belíssimas praias, mas mesmo assim precisamos da natureza em nossas casas, principalmente os que moram em Icaraí como eu, que 90% das moradias são em apartamentos. Nesse caso o único jeito de termos essa integração com a natureza é através das plantas em vasos.

Mas hoje os projetos de paisagismo residencial têm crescido a cada ano, isso quer dizer que as pessoas sentem a necessidade dessa integração com a natureza.

Projetos onde somente existia a aridez do concreto ganham saltos de qualidade e até mesmo valorização financeira quando o paisagismo é inserido.

Fazer com que o cliente não só observe, mas faça parte da paisagem nos engrandece.

Nossos projetos se traduzem em todos os portes: residência com grande área ajardinada ou uma varanda, um salão de cabeleireiro, um restaurante ou até mesmo um simples vaso, é capaz de transformar um ambiente residencial ou corporativo em ambientes que curam a alma.

Quando nossos clientes dizem que amam ficar no jardim, varanda ou até mesmo na sala, sabemos que estamos no caminho certo.

E se você se interessou por esse artigo e também quer transformar sua casa ou escritório no seu Jardim Secreto, nos ligue ou envie uma mensagem que teremos o maior prazer em fazer parte dessa transformação.

sitemgr foto 03 242x300 1 sitemgr foto 04 254x300 1

 


Sem Titulo 2aa 199x300 1

Ana Barbosa é designer de interiores e paisagista,
ós graduada em conforto ambiental,
com especialização em projetos paisagísticos residenciais e comerciais pela
scuela de Diseño Argentina e em design biofilico pela IBRAP. 

21 96916-4089
Email: [email protected]
Instagram:

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário