"MÉTODOS CONTRACEPTIVOS REVERSÍVEIS DE LONGA DURAÇÃO"

sitemgr photo 2197 300x225 1

Atualmente ouvimos muito falar sobre LARCs – que é uma sigla inglesa que significa Longaction Reversible Contraceptives que para nós é um método contraceptivo reversível de longa duração.

A gravidez não planejada atinge grande número de mulheres em todo mundo. Hoje em dia, a mulher moderna não quer que a maternidade ocorra sem nenhuma programação.

Esses métodos são muito valorizados devido a facilidade de utilização, sua longa duração e a melhor eficácia quando comparados com os métodos de curta duração que seriam as pílulas orais, os injetáveis mensais, camisinha, coito interrompido e tabelinha sendo esses os mais famosos.

Os Larcs se dividem em Implanom, Mirena, Diu de cobre.

O Implanon é um tubo alongado de 4 cm inserido no subdérmico no braço. Ele é composto de progesterona e tem eficácia maior que 99%, sua inserção é indolor e extremamente segura realizado no próprio consultório. Tem durabilidade de 3 anos.

O Mirena é um dispositivo de 3 cm que é inserido no interior da cavidade uterina. É formado de progesterona e tem durabilidade de 5 anos. Sua eficácia também está acima de 99 %. Pode ser inserido no consultório ou em centro cirúrgico com analgesia pois sua inserção é um pouco mais dolorosa.

O Diu de cobre tem a mesma forma de inserção do diuMirena. Sua eficácia é em torno de  99% porem tem a vantagem da durabilidade de 10 anos e não contem hormônios.

A única desvantagem do método reversível de longa duração é que ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis por isso deve ser bem avaliada a paciente que pode usar este método.

Todos esses métodos são de grande excelência e deve ser individualizado para cada paciente por isso converse com sua ginecologista.

Contatos:
Dra. Maria Bethania Gil (21) 99159-9867
Dra. Ana Paula Linhares (21) 99343-4369

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário