Aromaterapia: Cuidados Femininos e o Poder dos Aromas

Compartilhe esse artigo com

A Aromaterapia é uma prática ancestral que ganhou destaque contemporâneo devido aos seus benefícios holísticos na saúde e bem-estar, elevando a qualidade de vida, de modo natural e acessível. Quando aplicada aos cuidados femininos, essa técnica revela-se especialmente poderosa, influenciando e equilibrando aspectos físicos, emocionais e mentais da mulher moderna. Atualmente tem sido objeto de estudo e pesquisa no meio científico e acadêmico, e incluída no PIC/SUS em 2018, pela Portaria nº.  702/2018), como Prática Integrativa e Complementar em Saúde.

Mas, você sabe como funciona a Aromaterapia? Os aromas dos óleos essenciais liberam partículas que estimulam as células nervosas, os neurotransmissores. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam um sinal elétrico para o cérebro estimulando o sistema límbico, e também ao Sistema Nervoso Central, SNT, que reage modificando o humor ou estado de espírito da pessoa. É por isso que a Aromaterapia é indicada para rituais de bem-estar, conexão e até mesmo para combater quadros de estresse, insônia, dor e depressão.

 

image 05

 

Esta prática holística ancestral de cura e promoção da saúde, é também a arte de utilizar óleos essenciais naturais, extraídos de plantas aromáticas, para promover o equilíbrio e a cura do corpo e da mente, de forma natural e muito prazerosa. Quando direcionada aos cuidados femininos, torna-se uma ferramenta valiosa para abordar as complexidades da saúde da mulher, atendendo às suas necessidades específicas de forma integrada.

MAS, O QUE SÃO OS ÓLEOS ESSENCIAIS?

Óleo essencial é uma substância aromática volátil, não gordurosa, produzida naturalmente pelas plantas e extraído de suas partes, como, raízes, troncos, folhas, sementes e cascas, por processos de destilação, solvente ou prensagem. Composto muito complexo, extremamente concentrado, é capaz de ser absorvido pelo organismo humano e de influenciar o equilíbrio do corpo físico e das emoções.

image 04

 

EQUILÍBRIO É TUDO!

A vida da mulher é marcada por flutuações hormonais, desde a menstruação até a menopausa. Certos óleos essenciais, como o de Lavanda e o de Sálvia Esclaréia, podem ajudar a regular os desequilíbrios hormonais, aliviando sintomas menstruais e reduzindo o estresse associado a esses ciclos. No período da peri-menopausa ou da menopausa propriamente dita, as mulheres podem sofrer com o ressecamento da pele e dos cabelos, com o enfraquecimento das unhas, além da secura vaginal. A Aromaterapia possui uma gama de protocolos para ajudar as mulheres nesses momentos tão especiais da sua vida. Como por exemplo, para cuidar da pele e da beleza como um todo, podemos utilizar óleos como o de rosa mosqueta (vegetal) e o de gerânio (essencial), que são reconhecidos por suas propriedades regenerativas e nutritivas para a pele, auxiliando na hidratação, prevenção e diminuição de rugas e marcas de expressão, e também na redução de cicatrizes, oferecendo um cuidado natural e delicado à pele feminina. Além disso, aromas como os de bergamota, ylang-ylang e camomila romana podem ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o sono e elevar o ânimo, proporcionando um apoio valioso para a saúde mental e emocional da mulher.

Você que é uma mulher ativa e vive no corre-corre do dia a dia, necessita realizar uma boa gestão do estresse! A Aromaterapia oferece uma abordagem natural para gerenciar o estresse diário. Óleos como o de laranja doce, mandarina vermelha e manjericão, podem promover relaxamento, aliviando a tensão física e mental. Óleos como limão siciliano, alecrim e hortelã pimenta são refrescantes e estimulantes, além de relaxar os músculos e aliviar dores e cansaço.

Como usar óleos essenciais no dia a dia? Existem várias maneiras de se usar óleos essenciais. Como são ferramentas muito potentes e concentradas, se faz necessário buscar orientação de um profissional da área, no caso a Aromaterapeuta. Cada óleo age diferente em cada organismo, e cada um tem sua história, rotina, questões médicas e tudo isso deve ser levado em conta ao se usar um óleo essencial.

Assim, você pode usar por inalação (que é o modo mais seguro), usando colares, pulseiras ou anéis difusores e pingando uma gota nas mãos, ou em um difusor de ambientes. Outra forma são os cosméticos naturais com óleos essenciais: sabonete, shampoo, creme, perfume, óleo de massagem, lipbalm, desodorante, sais de banho, spray de ambiente e muito mais! (a Reconectah fornece). Temos ainda os banhos aromáticos, escalda-pés, aplicação corporal de óleos terapêuticos e muito mais! A absorção dos  óleos por inalação e aplicação na pele, tem grande eficácia para a grande maioria das pessoas.

 

Aromaterapia

 

SOBRE A RECONECTAH

Somos uma Serviço de Aromaterapia especializado em promover saúde e bem-estar de mulheres ao longo dos seus ciclos. Oferecemos atendimento presencial e on-line utilizando uma metodologia própria de abordagem, escuta ativa, mapeamento e resolução de problemas utilizando diversas técnicas holísticas ancestrais com óleos essenciais.

COMO ACONTECE A SESSÃO INICIAL? 

Nesta sessão eu vou analisar seus dados e aprofundar algumas questões do formulário que você vai preencher previamente, ON-LINE. A partir de então, vou configurar o seu “perfil aromático”, realizando o TESTE OLFATIVO, e elaborar a sua proposta terapêutica personalizada.

Você já sai desta sessão com o seu “kit iniciante” para dar continuidade ao seu tratamento em casa.

 

image 06 e1701124084427

 

Como acontece o MEU tratamento com Aromaterapia? Veja em seguida! 

  • Anamnese profunda e elaboração do Perfil Aromático
  • Escolha dos óleos essenciais, Teste olfativo e Proposta Terapêutica de acordo com o objetivo do cliente e seu Perfil Aromático;
  • Entrega do Kit-iniciante e Acompanhamento;
  • Recursos terapêuticos: escalda pés, escalda mãos, cataplasma de argila, inalação consciente dos óleos essenciais, aplicação localizada terapêutica dos óleos essenciais, relaxamento, meditação guiada, exercícios respiratórios e espaço de escuta;

Porque é sobre se SENTIR BEM e viver mais FELIZ.

Miriam Toledo

21 97148 0157

Saiba mais no Instagram: @reconectah.aroma

Outras matérias

Emprender

Colunas

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário