"O que é, como funciona e quais benefícios do microagulhamento."

O QUE É MICROAGULHAMENTO

O microagulhamento  é uma técnica que usa agulhas minúsculas para fornecer nutrientes diretamente às células da pele e a cada dia ganha mais espaço na área da beleza e estética.

Como o procedimento só pode ser realizado por um profissional capacitado, convidamos a esteticista Etiene Ramos para esclarecer como funciona e quais são os benefícios do microagulhamento para a beleza e autoestima da mulher.

 

COMO É FEITO O MICROAGULHAMENTO

O microagulhamento, também conhecido como “Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas”(IPCA), pode ser realizado com um aparelho manual chamado Dermaroller ou um aparelho automático chamado DermaPen, que perfuram as camadas da pele e estimulam a produção de colágeno e elastina.

 

COMO FUNCIONA O DERMAROLLER

O dermaroller é um equipamento formado por um pequeno rolo com cerca de 200 agulhas muito finas, com 0,25 mm a 1,5 mm de comprimento. Ao passar o dermaroller sobre a pele, com movimentos de vai-e-vem e pequena pressão, são criados microfuros que servirão de canais para que o medicamento aplicado a seguir penetre de forma eficaz.

COMO FUNCIONA A DERMAPEN

A Dermapen é um equipamento que parece  uma caneta, onde microagulhas descartáveis são colocadas na sua extremidade. A Dermapen vibra e faz com que as agulhas façam movimentos de “vai e vem”, entrando e saindo do dispositivo.

Devido ao uso de agulhas em sua aplicação, pode haver um pequeno desconforto, mas a intensidade da dor varia de acordo com cada organismo, mas o anestésico utilizado torna o procedimento praticamente indolor.

O rolo não pode ser utilizado mais de uma vez e por mais de uma pessoa. Por provocar sangramento na pele, o rolo fica com resíduos de sangue, que não são removidos, mesmo diante de uma possível esterilização.

 

PRINCIPAIS INDICAÇÕES DO MICROAGULHAMENTO

A técnica é utilizada para tratar vários problemas cutâneos, como: estrias, cicatrizes de acne, flacidez, clareamento de manchas de acne, melasma, entre outros. Pode também ser feito em qualquer parte do corpo, desde que a região não esteja bronzeada ou danificada. Pode ser feito em qualquer idade, contanto que o tratamento seja indicado por um especialista.

 

  1. Cicatrizes de acne ou estria:a pele é perfurada criando vários microcanais que estimulam a derme renovando o colágeno.

 

  1. Rejuvenescimento facial:melhora a aparência envelhecida devido a redução de rugas e flacidez do rosto, melhorando a textura da pele e aumentando a luminosidade.

 

  1. Flacidez:o microagulhamento favorece a produção de colágeno e elastina, restaurando a pele, que passa a ficar mais firme e saudável.

 

 

  1. Melasma:as perfurações causadas pelas microagulhas são capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele.

 

  1. Estrias: Por promover a criação de colágeno e elastina, além de renovar as celular, o Microagulhamento irá melhorar a textura e coloração da estria.

 

OUTROS BENEFÍCIOS

– É uma forma não invasiva de adicionar nutrientes e remover toxinas da pele, ajudando a obter uma aparência mais jovem.

– Melhorar a circulação e reduzir o aparecimento de manchas ou rugas da idade, aumentando o fluxo sanguíneo e a hidratação da pele;

– Uma maneira eficaz de reduzir a produção de sebo e remover as células da pele, resultando em melhores resultados para a saúde da pele a longo prazo;

– Melhora a aparência e a cor da pele, enquanto aumenta a produção de óleo e reduz a inflamação;

– É uma maneira segura e eficaz de tratar doenças como psoríase, eczema e acne.

 

COMO FICA A PELE DEPOIS DO MICROAGULHAMENTO

Após a sessão de Microagulhamento sua pele poderá apresentar vermelhidão, um pouco  de inchaço e em alguns casos, edemas que desaparecerão em torno de 2 a 3 dias, gerando uma pequena descamação após esse período.

 

 

 

CUIDADOS APÓS O MICROAGULHAMENTO

– Não usar filtro solar

– Não se maquiar logo após o procedimento.

– Usar produtos na pele somente 24h após a sessão.

– Fazer compressas geladas de soro fisiológico e|ou aplicar água termal, no caso de ardência e sensação de calor.

– Existe a possibilidade de surgirem algumas “crostas” na pele, além de ardência. Mas isso dependerá principalmente da sensibilidade da pele de cada pessoa e do tamanho da agulha utilizada.

– Evite pegar sol na região durante os primeiros 30 dias, pois a pele estará mais sensível e há mais chances de surgir manchas na região.

QUANDO OS RESULTADOS COMEÇAM A APARECER

A maioria das pessoas percebe uma melhora na textura e luminosidade da pele logo após a primeira sessão, e depois da segunda ou terceira sessão, o resultado vai ficando ainda mais perceptível.

Os resultados demoram um pouco mais para aparecer no caso das estrias, mas depois de  trinta dias você perceberá diferença na região.

 

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS

O número de sessões varia de acordo com cada caso, mas em média são indicadas de duas a três sessões. É importante passar por uma avaliação com a especialista para indicar a quantidade certa de sessões para obter os melhores resultados.

Trinta dias é o intervalo mínimo entre as sessões e de acordo com a espessura do roller utilizado.

 

CONTRAINDICAÇÕES

O Microagulhamento não é indicado para grávidas, diabéticos, para pessoas com doenças severas de pele, como câncer, rosácea e herpes ativa.

Para pessoas que fizeram uso do medicamento Roacutan, é preciso um intervalo de no mínimo de seis meses para fazer o microagulhamento.

 

 

MICROAGULHAMENTO E PELE NEGRA

O Microagulhamento pode ser feito em pessoas de pele negra, pois ele apenas trabalha as camadas mais superficiais induzindo a produção de colágeno e não despigmenta a pele.

 

O MICROAGULHAMENTO NÃO PODE SER FEITO EM CASA

Só pode ser feito por um profissional especializado e treinado, que saberá aplicar corretamente um anestésico, além de decidir a pressão correta, tamanho da agulha, a forma como o equipamento deve ser deslizado, entre outros cuidados.

 

NÃO É NECESSÁRIO REPOUSO APÓS O MICROAGULHAMENTO

Não é preciso se afastar das atividades diárias, pois as microlesões se fecham pouco tempo depois do procedimento. É indicado, após 24h  a aplicação de um creme hidratante para suavizar a pele, além dos cuidados normais de higienização e proteção solar.

 

CONCLUSÃO

O microagulhamento é uma nova tecnologia que usa agulhas minúsculas para fornecer nutrientes diretamente às células da pele. Pode ajudar a melhorar a textura, elasticidade e saúde da pele, tratando doenças como psoríase, eczema e acne, resultando em melhor aparência da pele, redução de rugas e melhora da elasticidade. Seguindo cuidadosamente as orientações de um profissional habilitado, você garantirá que o microagulhamento seja eficaz para sua pele e que o processo de cicatrização aconteça corretamente.

Compartilhar

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário

    Últimos posts

    Receba as atualizações mais recentes

    Assine nossa newsletter semanal

    Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos e atualizações.

    Mais visualizados