Melhor um acordo na mão, do que um processo judicial.

Compartilhe esse artigo com

Uma vez, vi em um post uma fala sobre uma demanda que versava sobre reconhecimento de paternidade e partilha de bens entre duas pessoas e que dizia assim:

“um acordo é bem melhor, melhor do que um processo judicial”.

De certo, em um país litigante como o Brasil, a mediação se tornou um trabalho hercúleo, uma vez que se trata de uma quebra de paradigma. Uma verdadeira tentativa de implantar a cultura da paz social em detrimento do litígio, garantindo uma melhor qualidade da vida para todos: conflitantes e advocacia.

pexels ekaterina bolovtsova 6077326

Os benefícios são inúmeros ao utilizar a mediação e os demais métodos alternativos/adequados de solução de Conflitos.

Podemos citar alguns benefícios, tais como: autonomia das partes, confidencialidade, real previsão de tempo e dinheiro, maior percentual de cumprimento dos acordos e celeridade.

A mediação pode ser utilizada nas diversas áreas: ambiental, Comunitária/vizinhança, Condominial, Divórcio, Empresarial, Escolar, Família, imobiliária, Inventário, locação; e agora, também, a trabalhista, podendo serem resolvidos através de uma câmara privada de forma extrajudicial e com toda segurança jurídica esperada.

As partes devem atentar-se e resguardar-se para que as mediações sejam realizadas por mediadores devidamente capacitados por instituições reconhecidas, certificados e cadastrados pelo Tribunal de Justiça do RJ e CNJ. Os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos extrajudiciais são uma realidade e um alívio para a sociedade civil.

pexels ekaterina bolovtsova 6077297

Por isso continuo dizendo que a MEDIAÇÃO se coloca como uma heroica ferramenta, principalmente para os inúmeros problemas e conflitos, uma vez que consegue devolver às partes, a responsabilidade de cada um sobre o conflito formado e a construção da sua solução. É um caminho legal, justo e promove a cidadania de uma forma mais célere;

porque “JUSTIÇA TARDIA, NÃO É JUSTIÇA” , já dizia o mestre, Rui Barbosa. Grande abraço,

Dra. Alcilene Mesquita

Advogada, Pós Graduada Direito do Consumidor, Mediadora Sênior Judicial do TJRJ e CNJ, Presidente da Comissão OAB vai à Escola OAB/RJ, Professora titular do IFEC – Instituto Interamericano de Fomento a Educação, Cultura e Ciência, Parceira do Pacto Contra a Violência da Prefeitura de Niterói e CEO fundadora da MEDIATI- Diálogos e Soluções – Câmara de Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem/ @mediatidialogosesolucoes, E-Mail: secretá[email protected]

21 99452-7776

https://www.instagram.com/alcilenemesquitaadv.med/

https://www.instagram.com/mediatidialogosesolucoes/

https://conexoesfemininas.com/dra-alcilene-mesquita/

 

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário