Uma vez, vi em um post uma fala sobre uma demanda que versava sobre reconhecimento de paternidade e partilha de bens entre duas pessoas e que dizia assim:
“um acordo é bem melhor, melhor do que um processo judicial”.
De certo, em um país litigante como o Brasil, a mediação se tornou um trabalho hercúleo, uma vez que se trata de uma quebra de paradigma. Uma verdadeira tentativa de implantar a cultura da paz social em detrimento do litígio, garantindo uma melhor qualidade da vida para todos: conflitantes e advocacia.
Os benefícios são inúmeros ao utilizar a mediação e os demais métodos alternativos/adequados de solução de Conflitos.
Podemos citar alguns benefícios, tais como: autonomia das partes, confidencialidade, real previsão de tempo e dinheiro, maior percentual de cumprimento dos acordos e celeridade.
A mediação pode ser utilizada nas diversas áreas: ambiental, Comunitária/vizinhança, Condominial, Divórcio, Empresarial, Escolar, Família, imobiliária, Inventário, locação; e agora, também, a trabalhista, podendo serem resolvidos através de uma câmara privada de forma extrajudicial e com toda segurança jurídica esperada.
As partes devem atentar-se e resguardar-se para que as mediações sejam realizadas por mediadores devidamente capacitados por instituições reconhecidas, certificados e cadastrados pelo Tribunal de Justiça do RJ e CNJ. Os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos extrajudiciais são uma realidade e um alívio para a sociedade civil.
Por isso continuo dizendo que a MEDIAÇÃO se coloca como uma heroica ferramenta, principalmente para os inúmeros problemas e conflitos, uma vez que consegue devolver às partes, a responsabilidade de cada um sobre o conflito formado e a construção da sua solução. É um caminho legal, justo e promove a cidadania de uma forma mais célere;
porque “JUSTIÇA TARDIA, NÃO É JUSTIÇA” , já dizia o mestre, Rui Barbosa. Grande abraço,
Dra. Alcilene Mesquita
Advogada, Pós Graduada Direito do Consumidor, Mediadora Sênior Judicial do TJRJ e CNJ, Presidente da Comissão OAB vai à Escola OAB/RJ, Professora titular do IFEC – Instituto Interamericano de Fomento a Educação, Cultura e Ciência, Parceira do Pacto Contra a Violência da Prefeitura de Niterói e CEO fundadora da MEDIATI- Diálogos e Soluções – Câmara de Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem/ @mediatidialogosesolucoes, E-Mail: secretá[email protected]
21 99452-7776
https://www.instagram.com/alcilenemesquitaadv.med/
https://www.instagram.com/mediatidialogosesolucoes/
https://conexoesfemininas.com/dra-alcilene-mesquita/
Adicione um comentário