"COMBINANDO QUEIJOS E VINHOS PARA TODAS AS OCASIÕES"

VINHOS

Você ama queijo e vinho?

Se sim, você está com sorte! Existem infinitas possibilidades de combinações de queijos e vinhos.

Ideal para desfrutar de uma noite tranquila com amigos.

Temos combinações perfeitas.

Convidamos o Sommelier Luiz Barros, para te orientar a como escolher a combinação certa de queijos e vinhos, bem como sugerir opções para harmonizações que certamente agradarão.

COMBINAÇÕES DE QUEIJOS E VINHOS PARA DIFERENTES OCASIÕES

     1. A combinação perfeita de queijos e vinhos para a sua próxima festa

Há muitos fatores a considerar ao combinar queijo e vinho, mas com um pouco de orientação, você pode buscar a combinação perfeita para sua próxima festa. O primeiro passo é escolher o queijo certo. Uma boa regra é selecionar uma variedade de queijos que ofereçam diferentes sabores, texturas e aromas.

Depois de selecionar seus queijos, é hora de escolher os vinhos que melhor acompanham os queijos. E, para isso, devemos seguir algumas regras básicas:

• Queijos mais frescos e cremosos, busque os vinhos leves de maior acidez;

• Queijos mais duros devem ter vinho de mais corpo;

• Queijos mais salgados, como os azuis, ficam ótimos com os vinhos licorosos e de sobremesa, pois o contraste doce/salgado é a harmonização mais indicada.

Com essas dicas em mente, você certamente impressionará seus convidados com a combinação perfeita de queijo e vinho em sua próxima festa!

 

      2. Combinações de queijos e vinhos para uma noite romântica

Queijo e vinho fazem a combinação perfeita para uma noite romântica. Quer esteja a desfrutar de uma noite tranquila em casa ou a jantar num restaurante, existem muitas combinações à escolha que se adequam a diferentes ocasiões. Para algo verdadeiramente especial, experimente combinar um Gouda ou Parmesão envelhecido com um vinho tinto elegante como Cabernet Sauvignon ou Merlot com taninos macios. Se procura algo mais leve e refrescante, experimente combinar um queijo macio como Brie ou Camembert com um vinho branco produzido com as castas Chardonnay ou Sauvignon Blanc ou um tinto leve da casta Pinot Noir.

Seja qual for a combinação que escolher, não deixe de curtir com alguém que você ama! WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.33.09  3. Combinações de queijos e vinhos para um encontro casual

Ao escolher queijos e vinhos para reuniões casuais, ainda há muitas opções disponíveis que podem ser deliciosas e apropriadas. Algumas ideias incluem:

Combinando um queijo de cabra com ervas com vinhos brancos da casta Sauvignon Blanc ou um ótimo espumante brasileiro.

Para aqueles que querem sabores mais ousados, o Gorgonzola combina com os vinhos do Porto Tawny enquanto o Bleu de Chevre (um tipo de queijo azul francês) pode realmente realçar os sabores dos vinhos Sancerre, produzido no Vale do Loire, França, com a casta Sauvignon Blanc.

Seja qual for o caminho, é importante que todos se divirtam, então, sinta-se à vontade para experimentar até encontrar o sabor perfeito!

WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.34.22 WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.36.06 vinho 01

 

DICAS PARA ESCOLHER A COMBINAÇÃO CERTA DE QUEIJOS E VINHOS

1. Considere os sabores de queijo e vinho

Ao escolher uma combinação de queijo e vinho, é importante considerar os sabores do queijo e do vinho. Por exemplo, se você escolher um vinho Chardonnay, convém combiná-lo com um queijo mais suave, como um tipo Brie ou Camenbert. Se escolher um vinho tinto como um Cabernet Sauvignon, você pode combiná-lo com um queijo de sabor mais forte, como um tipo Gouda.

2. Considere as texturas do queijo e do vinho

Além de considerar os sabores do queijo e do vinho, você também deve considerar suas texturas e que sejam complementares. Por exemplo, se escolher um queijo cremoso como o tipo Brie, pode combiná-lo com um vinho branco fresco como o Sauvignon Blanc. Se escolher um queijo duro como o parmesão, pode combiná-lo com um vinho tinto encorpado como o Cabernet Sauvignon ou Merlot.

3. Considere os aromas do queijo e do vinho

Outro fator importante a considerar ao escolher uma harmonização de queijo e vinho é o aroma de ambos. Por exemplo, se escolher um queijo de cheiro forte como o tipo Camembert, você pode combiná-lo com um vinho branco aromático como o Riesling. Se escolher um queijo de cheiro suave como mussarela, você pode combiná-lo com um Chardonnay sem carvalho ou vinho tinto de corpo leve como um Pinot Noir.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.40.54 WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.41.20

AS MELHORES COMBINAÇÕES DE QUEIJOS E VINHOS PARA TODAS AS OCASIÕES

1. Combinações de queijo e vinho para um jantar formal

Se você deseja impressionar seus convidados em seu próximo jantar formal, considere combinar seu prato com alguns dos melhores vinhos do mercado. Para uma experiência verdadeiramente luxuosa, experimente combinar um Camembert cremoso com um Chardonnay ou um grana padano envelhecido com um Cabernet Sauvignon encorpado. Se você procura algo um pouco mais leve, um delicado Brie ou Chèvre combinaria perfeitamente com um Borgonha branco ou Pinot Gris, combinações clássicas de queijo e vinho.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 13.43.19

2. Combinações de queijos e vinhos para uma noite aconchegante

Se você quer apenas saborear um queijo e um vinho sozinho ou com alguém especial, há infinitas possibilidades para escolher. Um bom copo de vinho tinto é sempre ótimo com queijos como Parmesão, enquanto vinhos brancos como Sauvignon Blanc são perfeitos para pratos mais leves como Brie ou Ricota. E se quiser mesmo deliciar-se, experimente combinar algumas trufas de chocolate com um vinho de sobremesa como o Porto ou Madeira – com certeza será uma experiência inesquecível!

Acompanhamentos

Pães são fundamentais, variados de preferência, como italianos, de centeio, o francês e o de nozes. Além de frutas secas, que ficam ótimas. Nunca sirva frutas ácidas como morango e abacaxi, mas pode servir maça, pera, pêssego que são saborosas e suculentas.

Conclusão:

Combinar queijo e vinho pode parecer assustador, mas na verdade é bem simples. Considerando os sabores, texturas e aromas do queijo e do vinho, você pode encontrar a combinação perfeita para todo tipo de ocasião. Seja para um jantar formal ou um churrasco casual no quintal, há combinações de queijo e vinho que atenderão às suas necessidades. Então, da próxima vez que você ficar se perguntando o que servir com sua garrafa de vinho favorita, lembre-se dessas dicas e combinações. Seus convidados ficarão impressionados e você certamente aproveitará ainda mais a sua refeição.

Instagram:@luiz_barros_vinhos

Luiz Barros Vinhos

21 99602 6519

Formado pela Associação Brasileira de Sommelier do Rio de Janeiro, com certificação da Wine and Spirit Education Trust do Reino Unido e com pós-gradução em Vinho & Culturado pela Universidade da Borgonha, Luiz Barros é professor e apto a montar estruturas de venda, cartas de vinhos e treinamento de vendedores, além de degustações e jantares harmonizados.

Compartilhar

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário

    Últimos posts

    Receba as atualizações mais recentes

    Assine nossa newsletter semanal

    Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos e atualizações.

    Mais visualizados