"COMO A BOA APARÊNCIA INTERFERE NOS NEGÓCIOS"

Matriz Colunistas 15 300x300 1

Recentemente, desfolhando  o livro” Copywrighing” , do escritor Paulo Maccedo,  deparei-me com o trecho que transcrevo a seguir:

“Uma pessoa de boa aparência desfruta de uma vantagem nas interações  sociais do  cotidiano.  Isso ocorre através do “efeito auréola”, que é quando uma característica positiva de uma pessoa domina a maneira como ela é vista pelos outros”.

Pode até parecer absurdo aos seus olhos , mas diversas pesquisas  comprovaram que atribuímos, de forma inconsciente, traços favoráveis a indivíduos de boa aparência como talento, gentileza, honestidade, inteligência. E o mais espantoso é que isso se estende a diversas situações como em contratações de emprego, eleições políticas e até mesmo em processos judiciais, onde réus com boa aparência conseguem penas mais leves e têm o dobro de chances de não irem para a prisão.

Ainda que você  considere essas reações injustas,  é importante pensar nos  impactos  visuais sobre a sua marca e procurar zelar por ela.

Faço questão de destacar que uma  boa aparência não significa os traços proporcionais  de uma harmonização facial, tampouco o uso das mais caras roupas de grifes internacionais.  O aspecto da boa aparência implica basicamente no zelo, no cuidado, na comunicação assertiva, que pode se manifestar inclusive na simplicidade. Um cliente entende que, se vc se cuida, tb será zeloso no serviço  que presta a ele. Consequentemente,  se vc nao se importa com sua apresentação,  pode ser  que ele considere pouco provável, seu empenho em fazer um  bom serviço  ou proporcionar  um  produto de qualidade.

Entender  o que  quer comunicar e buscar as formas mais adequadas de fazê-lo é o primeiro passo para imprimir a imagem de boa aparência. O ponto de partida do processo  é sempre questionar a intenção e criar estratégia para alcançar o objetivo. Se não consegue sozinha ,busque ajuda. Gastar com aquilo que vai te trazer retorno, não é gasto; é investimento.

Por isso, pensar em  investir na sua imagem representa investir no seu negócio. Repensar a forma como se comunica com seu potencial cliente,  através das roupas que veste, das fotografia que publica é  fundamental para ocupar um lugar cativo na mente do consumidor.

Se vc está  refletindo a respeito, agora, me conte: Vc tem dado atenção a sua aparência?  Sabe o que deseja comunicar com a sua imagem?

Se precisar de ajuda, estou às ordens para ajudar vc nesse processo.

Claudia Polycarpo
Fotógrafa e Consultora de Imagem e Estilo

@claudia.polycarpo

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário