"COMO CRIAR UMA CONEXÃO COM O CLIENTE ATRAVÉS DOS SENTIDOS"

Matriz Colunistas 2022 03 30T094825.273 1024x1024 1

As formas de trabalhar, apresentar nossos serviços e produtos sofreram mudanças nos últimos dois anos. Nesse momento de quase normalização algumas mudanças vão permanecer iguais: a procura por atendimentos on-line, cursos a distância, compras pela internet e whatsapp.

E aí foram colocados dois desafios: o primeiro é como tornar o ambiente comercial interessante para o cliente. O segundo, é como ser relevante no mundo virtual com tantas distrações e ofertas.

A resposta é: crie uma conexão com o seu cliente. Estimular as sensações é um caminho.

As experiências que estimulam nossos sentidos – audição, visão, tato, olfato e paladar, despertam memórias que criam conexões com a marca. Quando bem feito e planejado de acordo com o que a marca deseja transmitir tornam o ambiente agradável, mesmo que os motivos não sejam percebidos de forma instantânea, o que torna muito mais interessante a experiência. Posso citar aqui dois exemplos: a FARM – marca de moda feminina, e a Starbucks – cafeteria.

As lojas da FARM são claras, coloridas, utilizam texturas naturais, plantas e um perfume personalizado, tornando o ambiente alegre e convidativo.  A Starbucks, explora os sentidos através do universo do café, o aroma, a cor, a iluminação, algumas lojas têm poltronas e mesas para estudar ou trabalhar aumentando assim, a permanência do cliente na loja.

Outro caminho é a personalização. As respostas automatizadas não criam conexão. Chame pelo nome, se preocupe de verdade com o que ele precisa, seja atencioso, gentil. Pode parecer pouco, mas não é – mesmo com toda a tecnologia disponível ainda nos chama a atenção um cartão personalizado com o nosso nome e escrito a mão.

No caso de um atendimento on-line, envie para o seu cliente uma caneca personalizada alguns dias antes com um cartão convidando para beber um café ou chá durante o encontro. Crie conexão através de algum ritual.

No Instagram, ao fazer uma Live, comece com uma música durante os minutinhos em que as pessoas ainda estão entrando para participar, muito mais agradável do que ficar cumprimentando as pessoas. Evite a parede branca de fundo, mostre um ambiente que harmonize com o seu negócio.

Uma dica, o que funciona para o outro não significa que vai funcionar para você. Seja criativa, mas mais importante é que as escolhas devem estar alinhadas com a sua marca.

Lembrem-se: TUDO COMUNICA. Vamos aproveitar todas as oportunidades de contato com o nosso cliente para transmitir a mensagem da nossa MARCA.

Tel.: 21 99965-6013

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário