COMO MONTAR UMA ROTINA SKINCARE

Compartilhe esse artigo com

Cuidar da sua pele é essencial para mantê-la saudável e aumentar a autoestima! Afinal, seu rosto é um dos cartões de visita mais importantes. Por isso, a importância de ter uma boa rotina de cuidados com a pele.

Com a orientação da Expert em Harmonização Facial & Terapia Capilar Maria Eduarda Barbosa criamos um guia com o passo a passo para quem quer começar ou melhorar seus cuidados com a pele.

 

O que é rotina de skincare?

Cuidar da pele envolve a realização regular de atividades específicas. A rotina de cuidados com a pele refere-se a essas atividades que são essenciais para manter sua pele saudável e com melhor aparência. Pode incluir limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação e aplicação de protetor solar. Todas essas etapas são importantes para manter uma pele saudável e brilhante.

WhatsApp Image 2023 01 31 at 09.51.57

Passo a passo para cuidar da pele

Ter uma rotina de cuidados com a pele é essencial e consiste em três etapas principais: limpeza, hidratação e proteção. A pele de todos é diferente, por isso é importante encontrar uma rotina que funcione para você. Este passo-a-passo é perfeito para quem não tem certeza de por onde começar. Além disso, é importante tomar nota dos produtos que você escolherá e certificar-se de que eles são adequados para o seu tipo de pele. Antes de iniciar sua rotina de cuidados com a pele, é importante consultar um dermatologista.

Rotina de skincare noturna

Primeiro passo: limpeza

Remova produtos que você tenha usado durante o dia, além de impurezas que acumulam em sua pele com um removedor de maquiagem, se necessário. Recomenda-se o uso de géis de limpeza e sabonetes líquidos em vez de sabonetes em barra, pois estes não retiram da pele toda a oleosidade. Uma vez que seu rosto está seco, você pode passar para o próximo passo, evitando qualquer exposição à água ou suprimentos que possam causar complicações.

Segundo passo: tônico|solução

Agora que sua pele e poros estão limpos, é hora dos tônicos. Existem vários tipos, também conhecidos como soluções. Geralmente, estes são produtos com uma textura mais líquida que devem ser aplicados antes de produtos mais cremosos. Tônicos e soluções vêm em diferentes formas e servem a diferentes propósitos – de ingerir a hidratantes, branqueadores e muito mais. Não se esqueça de esperar até que cada produto seja totalmente absorvido antes de passar para a próxima etapa. Dica Cremosa: Ácido Tranexâmico Cremoso deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele. É uma solução clareadora com ação seborreguladora e hidratante que promove uma esfoliação química suave. O resultado? Pele clara e uniforme. Também ajuda a prevenir e melhorar as manchas escuras e a hiperpigmentação causada pela acne, além de ser excelente para minimizar o melasma. Pode ser usado tanto de dia como de noite.

Terceiro passo: hidratação

Sua pele já está equilibrada e limpa, então você deve escolher cuidadosamente um hidratante que se adapte ao seu tipo de pele – seca, oleosa, mista ou sensível. Opte por cremes, géis, géis de creme ou seruns não comedogênicos livres de óleos minerais para hidratar a pele, respeitando a produção natural de óleo. Geralmente, quanto mais oleosa para a sua pele, mais leve o produto deve ser, como soros, géis ou géis de creme. Para uma pele muito seca, opte por hidratantes em forma de creme ou loção. Misturado a tipos de pele oleosa deve considerar géis de creme, que fornecem a leveza de um gel com o toque suave de um creme.

Quarto passo: creme de tratamento

A chave para alcançar os resultados desejados do seu creme de tratamento é iniciar sua aplicação na pele seca, cerca de 20 minutos após a limpeza e hidratação. Este produto pode ser usado para renovação celular, hidratação profunda, anti-acne, clareamento e antirrugas. Se você estiver usando AHA (ácido glicólico, ácido mandélico ou ácido láctico), certifique-se de aplicar o produto sobre a pele totalmente seca, evitando o contorno dos olhos, lábios e nariz. Comece aplicando pequenas quantidades em noites alternadas e aumente gradualmente a quantidade e a frequência até que você possa aplicá-lo todos os dias sem sentir efeitos adversos, como queimação, secura, beliscar ou descascar. Se algum deles persistir, interrompa o uso.

WhatsApp Image 2023 01 31 at 09.43.00 1

Rotina de skincare diurna

Primeiro passo: limpeza

De manhã, a limpeza suave é tudo o que é necessário para remover os produtos aplicados na noite anterior. Esfoliantes e tônicos não são necessários, especialmente se o produto contiver AHAs. A limpeza diurna não requer a mesma intensidade que a limpeza noturna.

Segundo passo: antioxidante

Agora que sua pele está limpa, é o momento perfeito para aplicar o antioxidante, em sérum ou líquido com ingredientes como vitamina C, E, ácido ferúlico e resveratrol, adaptados ao seu tipo de pele. Estes antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres, fortalecendo as defesas da sua pele contra os danos causados ​​pela exposição ao sol e fumo.

Terceiro passo: protetor solar

Comece selecionando o protetor solar certo para o seu tipo de pele. Certifique-se de que sua pele ficará protegida até o anoitecer, reaplicando o protetor solar conforme sugerido pelo fabricante e seu dermatologista.

Lembre-se de nunca deixar a aplicação de protetor solar pela manhã.

Esfoliação química não deve ser realizada com esfoliação física, pois podem entrar toxinas e outros resíduos causando alergia e irritação.

Gostou do conteúdo?

Ficou com dúvidas?

Deixe o seu comentário!

Dra. Maria Eduarda Barbosa –Expert em Harmonização Facial e Terapia Capilar

@ drameduardabarbosa

Whatsapp: (21)99831-1432

Atendimento: Rua Ator Paulo Gustavo, 229 sala 1514 – Shopping Icaraí – Niterói – RJ

Outras matérias

Emprender

Colunas

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário