"COMO UM BOM FLUXO DE CAIXA PODE SALVAR A SUA EMPRESA?"

Matriz Colunistas 28 300x300 1

Ter o controle sobre o fluxo de caixa da sua empresa, é essencial para que você saiba exatamente como anda a saúde financeira do seu negócio.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham após três anos de atividades. O problema, que afeta principalmente os micro e pequenos empreendimentos, é a falta de planejamento e problemas associados ao controle financeiro da gestão.

Para não fazer parte dessa estatística negativa, ter um bom fluxo de caixa é primordial. Confira em nosso artigo, os motivos e como manter um bom fluxo de caixa.

O que é o Fluxo de Caixa?

Trata-se de um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.

O Fluxo é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira do seu negócio. Ele irá auxiliar na tomada de decisões e na melhora o desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa.

Os principais benefícios do Fluxo de caixa:

Gestão de gastos;

Gerenciamento financeiro;

Planejamento financeiro;

Ferramenta para tomada de decisão.

Construindo um Fluxo de Caixa funcional

Antes de mais nada, é preciso respeitar o fluxo de caixa como ferramenta primordial. Pode parecer bobagem, mas muitas empresas não respeitam o seu controle financeiro, ocasionando em uma verdadeira bagunça.

Para que seja funcional, é necessário registrar todas as movimentações financeiras da empresa e muito das vezes as outras áreas precisam colaborar com informações transparentes sobre os gastos.

O fluxo de caixa possibilita também diversas análises, como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, planejando tudo isso para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, evitando que sua empresa fique no vermelho.

Você nunca terá total clareza sobre a realidade financeira do seu negócio, se o não criar um hábito de controle e organização financeira. Empreendedores de verdade, sabem a importância de “arrumar a casa”.

Conte com a Valor Contabilidade Sempre!!

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário