Durante o inverno, a umidade do ar associada a baixas temperaturas ocasionam a diminuição da transpiração corporal, resultando em uma pele mais seca, adquirindo um aspecto esbranquiçado.
Além disso é comum nessa época do ano, tomarmos banhos mais quentes, provocando uma remoção da oleosidade natural da pele diminuindo dessa forma o manto lipídico que retém a umidade na pele.
Dessa forma, precisamos ter cuidados considerados essenciais para a nossa pele no inverno:
– Intensificar a hidratação corporal: investir em hidratantes com ingredientes como óleo mineral, dexpantenol, ureia ou glicerina.
– Protetor solar: o uso do filtro solar não pode ser esquecido mesmo em dias nublados e frios, pois os raios solares ainda podem afetar a pele. Dar preferência a veículos como cremes no filtro solar nessa época do ano.
– Evitar banhos muito quentes e demorados, usando sabonetes suaves de ação hidratantes. O uso de bucha deve ser esquecido. O uso do óleo de banho pode ser uma boa opção para aumentar a hidratação.
– Hidratantes labiais: os lábios muitas vezes ficam esquecidos porém devemos aplicar os hidratantes labiais 3x ao dia para evitar o ressecamento labial. Lembro que o batom não promove a hidratação labial.
– Beba água: manter uma boa ingesta de água é essencial para repor a umidades e prevenir o ressecamento.
– Alimentação: uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes ajuda a manter a pele saudável.
Durante o inverno doenças como a dermatite seborreica podem piorar.
A dermatite seborreica ocorre em couro cabeludo e face. Se manifesta frequentemente com coceira, vermelhidão e descamação. A descamação pode causar a caspa que varia desde fina até a formação de grandes crostas aderidas em couro cabeludo, a seborreia. Para tratamento normalmente é necessário o uso de shampoos adequados.
Válido sempre ressaltar a importância de uma consulta com um dermatologista para uma avaliação, orientação e tratamento adequado.
Adicione um comentário