"POR QUE USAR CREMES E SABONETES TERAPÊUTICOS NATURAIS?"

Matriz Colunistas 7 300x300 1

Terapeuta Holística
Aromaterapeuta
Especializada em cosmética natural e idealizadora da HAS Saboaria & Cosmética Natural.

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e com tantas funções (proteção, sustentação…) ela é também um grande órgão de assimilação. Ela absorve tudo o que nela passamos com muita rapidez e todo e qualquer produto estará circulando em nossa corrente sanguínea imediatamente ao seu uso.

Os cosméticos industriais são recheados de produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células em vários sentidos. A ausência de glicerina em abundância também contribui para o ressecamento da pele de quem os utiliza com frequência. Geralmente, os produtos sintéticos apresentam uma maior probabilidade de gerar riscos para a saúde do consumidor, além de serem poluentes do meio ambiente.

Ao contrário, o cosmético natural é aquele que, em sua composição, tem como fonte uma matéria-prima proveniente da natureza, sem ingredientes industrializados.

Ao escolher o uso de produtos naturais para a pele, você está optando em ser mais saudável,  pois existe uma grande diversidade de ervas, óleos naturais vegetais, óleos essenciais, algas e até mesmo frutas que podem ser muito mais nutritivos e que trazem muitos benefícios para o nosso corpo.

Algumas propriedades de produtos naturais usados no preparo de cremes, loções e sabonetes terapêuticos através de seus extratos são bem conhecidas, como por exemplo, a camomila que é calmante, glicerina que é hidratante, aloe vera (ou babosa) tem propriedades regeneradoras, curativas, umectantes e nutritivas, a lavanda é desestressante e tem efeito cicatrizante e regenerador da pele, a calêndula que acalma a pele, tem ação anti-inflamatória, antiviral, antifúngica e ajuda a amenizar alergias, etc.

Aliados à variedade de outros ativos, como óleos essenciais e absolutos, óleos vegetais, manteigas vegetais , por exemplo, podem ajudar muito no tratamento de dores físicas e relaxamento depois de um dia estressante de trabalho.

*Dessa forma, venho citar alguns benefícios comprovados dos cremes e sabonetes naturais:*

• São seguros
• Possuem propriedades terapêuticas;
• Fazem uma hidratação natural da pele;
• Não agridem a pele e ainda ajudam em relação a queimaduras e alergias a sulfatos;
• Ajudam na cicatrização;
• São ricos em glicerina, por isso protegem e nutrem a sua pele;
• Usam corantes naturais provenientes das plantas
• Não poluem o meio ambiente;
• Podem ser usados no seu animal de estimação ou em crianças e idosos; com indicação adequada do Aromaterapeuta Cosmético.

Portanto, prefira sempre produtos naturais. Sua pele estará livre dos efeitos tóxicos dos químicos industriais e você também terá a certeza de que esse produto não foi testado em animais.

Mais do que pensar apenas na estética, apostar em cosméticos naturais é dizer adeus para componentes químicos prejudiciais para a sua saúde. A agricultura orgânica é uma prática que deve ser incentivada para uma produção saudável e com respeito ao meio ambiente.

*Por: Karla Harriz*
Terapeuta Holística
Aromaterapeuta
Especializada em cosmética natural e idealizadora da HAS Saboaria & Cosmética Natural.

@karlaharriz

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário