Arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza a arte como meio para favorecer o processo de autoconhecimento, autopercepção, expressão e comunicação de sentimentos, pensamentos, ideias e experiências, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências.
Ao longo dos anos, a Arteterapia tem sido cada vez mais reconhecida por seus benefícios. Pesquisas mostram que ela auxilia na promoção da saúde mental e física, contribuindo para o bem-estar das pessoas. Além disso, a Arteterapia é uma excelente ferramenta para lidar com diversos problemas de saúde, como a depressão, a ansiedade, os traumas e as doenças crônicas.
De acordo com um estudo publicado no periódico científico The British Journal of Occupational Therapy, a Arteterapia é capaz de gerar mudanças significativas nos níveis de ansiedade e depressão em pacientes com câncer. Os participantes do estudo relataram melhoras significativas
Outro estudo, publicado no periódico científico Journal of Positive Psychology, avaliou os efeitos da Arteterapia na felicidade. O estudo com um grupo experimental teve como objetivo verificar se a Arteterapia poderia ser utilizada como intervenção para aumentar a felicidade. O que se confirmou ao final do estudo.
Além dos benefícios acima mencionados, a Arteterapia é uma ótima ferramenta para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais e emocionais. Pesquisas mostram que as crianças que participam da Arteterapia têm menos problemas de comportamento, são menos agressivas, apresentam melhores resultados escolares e maior socialização.
Quanto aos idosos é notória a melhora cognitiva, emocional e a interação no meio familiar.
Portanto, é evidente que a Arteterapia é uma prática terapêutica muito benéfica, abrangente e que pode ser utilizada para tratar diversos problemas pessoais.
Se você está buscando uma forma de melhorar o seu bem-estar, experimente a Arteterapia!
@Rhea Ambiente de Afeto
Claudia Tomassini
Arterapeuta (21)
Adicione um comentário