"QUAL A IMPORTÂNCIA DE REGISTRAR O SEU FUNCIONÁRIO?"

Matriz Colunistas 19

É comum alguns empresários pensarem que contratar empregados e registrá-los é algo que gera alto custo e algo muito complexo, pois é exatamente ao contrário! É através do registro que o empregado tem garantido o seu direito e a empresa pode cobrar os deveres e obrigações dele com maior segurança.

Toda empresa que possua empregados, precisa cumprir com a obrigação de registrá-los conforme a CLT, independentemente do segmento ou o tamanho da empresa, caso contrário, ela poderá sofrer algumas penalidades.

Entre os principais erros cometidos pelas empresas estão o de não registrar os seus empregados, e dentro deste cenário, os empresários acabam sendo prejudicados com processos que podem surgir, porque praticaram de forma equivocada a legislação trabalhista.

Além de proporcionar confiança ao empregado, o registro em carteira vai também garantir mais segurança para o empregador, pois dará proteção contra eventuais processos trabalhistas e autoridade no cumprimento dos deveres do empregado.

Além de um dever, assinar a carteira de trabalho mostra a idoneidade da sua empresa e a responsabilidade para com a legalidade de ambos, empregador e empregado.

A CLT garante a opção de contratar o empregado por um período de experiência, que pode durar no máximo 90 dias, é nesse período que o empregado será testado e provará à empresa se foi mesmo uma boa escolha. Essa documentação formaliza o período e consequentemente assegura à empresa as condições dessa modalidade, tais como a dispensa da obrigatoriedade do aviso prévio, caso o contrato seja rescindido no último dia de sua vigência, e a indenização de apenas 50% do valor que seria devido até o final do contrato, caso seja rescindido antes do último dia.

Pode até parecer que o empresário está economizando mantendo aquele empregado de forma informal, porém não se comparará com o prejuízo financeiro que fatalmente  terá quando da necessidade de reparação da ilegalidade ali cometida.

Registrar o seu empregado é uma obrigação que gera direito e segurança para ambas as partes!

Caso tenha ficado alguma dúvida, estou à disposição para esclarecer.

Marcelle Gomes – Especialista em Departamento Pessoal
Instagram: @mgomesdp_rh
Celular: 21 98353-7004

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Avatar of Wallace
    Wallace
    14 de abril de 2022 às 17:01

    As vezes o barato sai caro, o melhor é registrar!

Adicione um comentário