"AUTOESTIMA E PODER PESSOAL"

Matriz Colunistas 27 300x300 1

De 1 (péssimo) a 5 (ótimo), qual nota você daria para sua autoestima?

A autoestima é a visão que uma pessoa tem de si mesma. É a intima convicção de que se tem valor enquanto pessoa. Apesar de, comumente, ser relacionada à aparência física, a estima por si mesma é muito mais ampla. Além da aparência física, que é a autoimagem, a autoestima envolve outros aspectos, como as percepções de valor e de habilidades, as capacidades de realização e, principalmente, de ser aceita e amada.

Mas por que a autoestima é tão importante? Porque ela nos deixa confortáveis com nosso jeito de ser, permite que respeitemos nosso modo de pensar, que defendamos nossas posições e ideias com confiança e, também, que possamos reconhecer e lutar por nossos direitos. Quando a estima por si mesma é saudável, existe um reconhecimento de quem se é, que independe do que os outros façam, digam ou de como te tratam. Ao se ver como um ser único e inteiro, torna-se natural impor limites quando se é invadido ou desrespeitado.

A autoestima se forma a partir da infância. É importante que hoje, você adulta, se conheça e saiba responder o que perguntei lá em cima. Pois, se vem ignorando o que sente e o que pensa sobre você mesma e como se trata, a sua autoestima sorrateiramente deve estar impactando sua vida, gerando conflitos internos e interferindo em seus relacionamentos pessoais e profissionais, sendo esses efeitos bem mais complexos do que (provavelmente) imagina.

A conquista da autoestima é o que te dará o tão desejado poder pessoal. Caso a sua não tenha tido um desenvolvimento saudável, nada está perdido. É possível aprimorar na fase adulta, com um processo cuidadoso de autoconhecimento. Assim, encaramos as faltas do passado, nos despedimos das carências da infância e nos aproximamos da maturidade plena, quando assumimos quem somos hoje, com aceitação, amor e admiração.

Pode até demorar às vezes, mas, vale a pena, pois é um processo extremamente libertador, enriquecedor e, o melhor, totalmente possível.

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário