"Quanto vale a sua pausa?"

Matriz Colunistas 2022 04 26T192028.349

Você vive atarefada? Talvez você se desdobre entre duas ou mais dessas funções: seu trabalho, a organização da casa, da empresa, as compras, cuidar da familia, dos filhos, levar, buscar, fazer comida, … O que mais? Os pensamentos agitados muitas vezes não te deixam dormir.  Você repassa mentalmente listas e listas de pendências. Tem uma sensação de que está sempre se esquecendo de alguma coisa. Acorda cansada, com a sensação de estar atrasada.

Muitas vezes responde com impaciência ou mau humor, mesmo sem perceber; ou antes mesmo de ter tempo de pensar numa resposta melhor.  Nessa hora, seus pensamentos te atropelam, vem uma culpa, um “ai, não devia ter dito isso”. Você se cobra. Se compara. Se frustra. A ansiedade toma conta.

Ufa, se reconheceu em alguma dessas situações? Respira.

Hoje vivemos assim, afogados por notificações e listas de tarefas intermináveis. E-mails e whatsapps para responder, redes sociais repletas de novidades que “não podemos” perder. A gente pode não perceber, mas a vida está ai: acontecendo. Onde você está, enquanto a sua vida acontece?

Justificamos nossas falhas. Culpamos as circustâncias. Para compensar, vamos em busca de prazeres externos. Compras. Comida. Bebida. Compras. Comida. Bebida. Algo que nos dê minimamente aquela sensação do “eu mereço” – e acabamos, com isso, nos esquecendo do momento presente. Do que é simples. Em busca de momentos de êxtase fugaz, sacrificamos a beleza do cotidiano.

Não se esqueça: O seu tempo é seu. Use alguns antídotos para esse piloto automático, você pode começar agora mesmo: Respire profundamente, endireite a coluna. Ao acordar, Espreguice-se. Abra as janelas. Arrume a cama. Olhe para fora. Respire o ar da manhã. Ao tomar banho, tome banho verdadeiramente sentindo o momento de autocuidado. Ao sentar-se à mesa para se alimentar, alimente-se. Tome o café. Converse com as pessoas, olho no olho. Não se preocupe, você não estará perdendo tempo. Ao contrário, estará sendo dona do seu tempo. As tarefas, você irá realizá-las de qualquer forma – a diferença agora está nos seus pensamentos: onde eles estão em cada momento? No presente, usando os sentidos para usufruir do mundo; ou acelerados, automáticos, pré-ocupando-se?

 

Abra essa pausa, de propósito.  É um espaço seu, sem julgamento ou cobranças.

É na pausa que nasce a sabedoria.

 

“ Podes me indicar alguém que dê valor ao seu tempo, valorize o seu dia, entenda que se morre diariamente? Nisso, pois, falhamos: pensamos que a morte é coisa do futuro, mas parte dela já é coisa do passado. Qualquer tempo que já passou pertence à morte.

 

Então, aproveite todas as horas; serás menos dependente do amanhã, se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai.

 

Todas as coisas nos são alheias. Só o tempo é nosso.”

(Sêneca, em Aprendendo a viver, ano 63 dC. )

 

Você está presente? Viva, a vida.

 

Vivian Szterling

Mindfulness, Comportamento e Estilo de Vida

Ansiedade e Gestão do Stress

Terapia com hipnose cognitiva clínica

21 99809 8161                   @vivian_vivavida                          [email protected]

Niterói RJ e Online

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário