"AROMATERAPIA EM SITUAÇÕES DE LUTO"

Matriz Colunistas 2022 05 03T154430.095

Por: Karla Harriz
Terapeuta Holística

Aromaterapeuta

Especializada em Cosmética Natural  Vegana e Idealizadora da HAS Saboaria & Cosmética Natural


O luto é uma das maiores dores que sentimos na vida, porque ela atinge a nossa alma.

“O luto é principalmente a perda de uma perspectiva da vida, que pode ser uma ideia, um sonho ou até uma fantasia imaginária”, define Regina Elisabeth Lordello Coimbra,  psiquiatra e psicanalista, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Existem vários tipos de luto como :  de uma pessoa, de um relacionamento, de um emprego ou de uma amputação de uma parte do corpo, por exemplo. Qualquer que seja o objeto que se ame, a perda dele provoca o mesmo tipo de reação. Seja por luto, ou seja por separação desse objeto.

A literatura médica, no entanto, considera o luto apenas como uma perda por morte. Porém, é inegável que ele se apresente por alguma perda ou separação.

Embora saibamos que um dia teremos que conviver com a dor da perda de alguém que estimamos, nunca estamos preparados para essa situação. Muitas pessoas, por razões diversas,  acabam entrando em depressão,  por não saber lidar com esse sentimento tão forte.

Existem as várias fases do luto e todas devem ser respeitadas.

  – Negação: a dificuldade em aceitar a perda, tamanha a dor e  sofrimento pela falta de perspectivas futuras com a pessoa.

  – Raiva: a realidade dos fatos e a impotência costuma trazer revolta, já que é impossível reverter a situação e o inconformismo da perda seja revertido em raiva.

  – Negociação: A pessoa tende a aliviar sua dor pensando em possíveis soluções e negociando “acordos” internamente e normalmente sua religião e seus parâmetros estão presentes.

  – Depressão: Um sofrimento intenso marca a fase e tende a ser um dos mais longos períodos do luto. A pessoa se sente, impotente, culpada, melancólica e sem esperança. Assim, tende a se isolar e ficar introspectiva.

  – Aceitação: A pessoa começa a ter uma visão mais realista e assim tende a aceitar o fato com serenidade e em lugar da dor fica a saudade.

O tempo que leva da primeira à última fase vai depender de cada pessoa e de como ela reage à situação.

Pensando nisso, uma das formas de amenizar esse tempo de luto tão sombrio e triste para quem o vive, se dá através da Psicoaromaterapia. Diante  disso, alguns óleos essenciais podem auxiliar nesse momento de dor e transformação.
São eles:

☆ *Cedro* – Esta árvore tem um tronco muito alto e extremamente forte que resiste à tempestades e incêndios.
Facilita a capacidade de se manter de pé e resistir às tempestades da vida.

O óleo essencial de Cedro traz suporte para eventos sombrios e incertos, uma vez que nos ancora e  faz brotar em nós a força para prosseguir, impedindo-nos de nos deter em desespero.

☆ *Cipreste* – É o símbolo da imortalidade. A árvore do cipreste é uma conífera bastante comum em cemitérios europeus e há citações sobre como ajuda  no desapego assim como serve de consolo e nos ajuda a fluir com o fluxo da vida.

Traz calma e força, além de ajudar na compreensão de que o luto é um processo longo.  Assim auxilia muito na aceitação.

Também é bastante indicado para a tristeza severa trazida pela perda.

☆ *Lavanda* – Ajuda toda a família a sofrer menos impacto durante o processo; ajuda a lidar com a ansiedade, culpa e depressão já que é extremamente calmante.
Além disso, o óleo essencial de lavanda é extremamente seguro para todas as idades, desde crianças pequenas até idosos.

☆ *Manjerona* – Era plantada nos cemitérios da Grécia antiga para ajudar a trazer paz aos espíritos dos falecidos.
Na aromaterapia, esse é um óleo essencial que nos traz acolhimento, como “colinho de mãe” – o conforto tão necessário nas horas de dor intensa. A Manjerona abranda a solidão do luto. Muitos, por essa razão, a chamam carinhosamente de “mãejerona”.

Esse óleo essencial, além de ser sedativo e assim auxiliar na insônia, atenua também a depressão.

☆ *Petigrain* – O  aroma do petitgrain harmoniza o ambiente, acalma pensamentos, alivia a dor emocional , ameniza traumas emocionais resultantes de choques profundos. Além de acalmar, relaxar, sedar e  ter efeito antidepressivo

Para as questões emocionais envolvidas no luto, o melhor meio de uso é através da inalação, já que o olfato está ligado diretamente ao sistema límbico, trazendo alívio em alguns minutos.

Sendo assim, você pode usar um difusor a vapor frio entre 5 a 6 gotas ou no colar pessoal de aromaterapia, uma gota do óleo essencial ou uma gota dos óleos já misturados.

⚠️  *ATENÇÃO!!!*

Crianças pequenas podem se beneficiar a partir dos 3 anos através do difusor a vapor.

As gestantes não devem usar!

Para adultos e idosos, não há contraindicação.

Lembrando que a Psicoaromaterapia deve ser acompanhada por um aromaterapeuta profissional responsável.

 

Para consulta em Aromaterapia

Entre em contato pelo número:

(21) 98761-2581  WhatsApp

Instagram: @hassaboariaartesanal e @karlaharriz

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário