"HIDROLATOS: ENTENDA O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM"

Matriz Colunistas 14 300x300 1

Você sabe o que é hidrolato?

O Hidrolato, também conhecido como água floral,  possui origem vegetal e, assim como os óleos essenciais, possui propriedades curativas e terapêuticas. Por isso, é muito utilizado na Aromaterapia.

O hidrolato é o subproduto obtido a partir do processo de destilação na extração dos óleos essenciais.

A técnica de destilação do hidrolato é bastante antiga. Segundo apontam especialistas, ela foi iniciada por volta de 3.000 a.C, na China. Hoje, o processo continua sendo de destilação, mas já conta com recursos tecnológicos mais avançados.

Esse processo consiste em submeter folhas, flores, sementes, raízes à ação de vapor d’água no momento em que o óleo essencial é extraído.

A fragrância do hidrolato é muito parecida com a do óleo essencial, só que mais suave. Por serem menos concentrados (cerca de 1000 vezes), podem ser aplicados direto na pele.

sitemgr WhatsApp Image 2021 12 03 at 15.26.00 300x203 1

Os hidrolatos têm um grande potencial de penetração na pele, ajudam a equilibrar seu pH e impulsionam a função celular. Eles, não somente tonificam, hidratam e despertam a pele, mas também têm propriedades específicas dependendo da planta ou flor de origem, oferecendo benefícios como, a regeneração, a regulação sebácea, oxigenação, hidratação, firmeza, entre outros.

Saiba quais os usos mais comuns dos hidrolatos:

  1. Tratamento facial com Argila

Se você costuma fazer máscara de argila para a sua pele, experimente substituir o óleo essencial pelo hidrolato, que pode ser utilizado direto sobre a pele. Ele possui propriedades terapêuticas e curativas, além de potencializar os resultados das máscaras de argila. São mais leves e sem perigo de reação alérgica.

Para essa finalidade, os hidrolatos mais indicados são: rosas, gerânio e patchouli.

Normalmente a argila seca em torno de 5 minutos. O ideal é aplicar o hidrolato a cada 5 minutos ou quando a argila começar a craquelar.

  1. Tônico facial|Água Termal

São excelentes tônicos, relaxam a pele e em geral equilibram a circulação sanguínea. Fecham os poros abertos e limpam a pele. Podem ser usados como tonificante facial sobre a pele limpa, antes de dormir, ou para recuperar o frescor da pele após o banho de sol, mar, ou atividade física. Tem ação refrescante e adstringente. E são ótimos substitutos da água termal, pois  possuem propriedades anti-oleosidade e seu preço é consideravelmente inferior. Os mais indicados nesse caso são os de Lemongrass e Alecrim.

  1. Desinfetar Feridas

Alguns hidrolatos como o de lavanda, tea tree, hortelã pimenta e gerânio podem ser usados para matar germes e cicatrizar a pele ferida.

  1. Efeitos terapêuticos em Animais

Ao contrário de muitos óleos essenciais, os hidrolatos podem ser usados em animais, porque possuem concentração menor. Os mais usados são lavanda para acalmar e tea tree para repelir pulgas e tratar a pele.

  1. Spray para os pés

Devido a sua ação bactericida, alguns hidrolatos podem ser usados para controlar o odor. Além disso, ajudam a refrescar, como é o caso dos hidrolatos de lavanda, tea tree e hortelã. Podem ser usados como spray de roupas, travesseiro e lençóis

Alguns combatem odores como mofo, fumo, ácaros, etc. Além disso, possuem um ótimo cheiro. São os casos dos hidrolatos de lavanda e capim limão.

  1. Tônico capilar

Eles são ideais para recuperar o couro cabeludo danificado e para tonificar os cabelos. Evitam a queda, o excesso de gordura ou descamação (caspa), já que ajudam a equilibrar o PH do couro cabeludo.

Os hidrolatos também podem ser utilizados internamente e na culinária, mas dê preferência para aqueles que não possuem conservantes. Na culinária, podem compor bebidas, chás, águas aromatizadas, além de pratos com o objetivo de dar um toque especial no sabor e aroma.

Acho que consegui passar um pouco sobre o modo de usar e seus benefícios. Tendo mais dúvidas, terei prazer em lhe atender e lhe passar a melhor orientação.

Tel.: +55 21 97195-8721

https://izasalesbemestar.com.br/

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário