"SAIBA PORQUE CUIDAR DOS PÉS GARANTE MELHOR QUALIDADE DE VIDA"

Matriz Colunistas 21 300x300 1

Você sabia que pés enfraquecidos podem causar desde entorses até uma lesão articular mais grave?

É necessário cuidarmos dos nossos pés, principalmente dos dedos, pois eles são responsáveis pela estabilidade dos pés e tornozelos.  Problemas como fascite plantar (inflamação na planta do pé), tendinite e insuficiência muscular, podem ser evitados  através da prática de diferentes tipos de movimentos que podem ser praticados por pessoas de todas as idades e tipos físicos, inclusive crianças.

A prática de yoga, além de trabalhar a musculatura e a articulação que envolve os pés ela também traz uma percepção mais aguçada do nosso pisar.

Um dos exercícios que fazemos e super simples de ser executado é pegar uma toalha no chão com os dedos dos pés.

PRINCIPAIS FUNÇÕES EXERCIDAS PELOS PÉS

1)            Adaptação ao terreno: O pé possui três arcos principais. Esses arcos são maleáveis, e juntamente com a função de garra dos dedos, dão ao pé a capacidade de se adaptar às irregularidades do terreno.

Segundo o pesquisador de evolução humana, Daniel Lieberman, o arco do pé é capaz de armazenar e devolver 17% da energia do impacto.

2) Controle da postura e do movimento: O pé é rico em sensores que enviam informações para o cérebro a respeito da posição do corpo e descarga de peso. Quanto mais informação o cérebro recebe, melhor ele controla os movimentos do corpo e ajusta a postura.

3) Equilíbrio: Os mesmos sensores que participam do controle do movimento e da postura auxiliam o corpo a manter o equilíbrio. A sensação da sola do pé é tão importante que o simples fato de usar uma meia diminui o equilíbrio em relação aos pés descalços.

Então, vamos começar agora a olhar com mais atenção para os nossos queridos pés? Pratique yoga e melhore a sua qualidade de vida!

Tel.: +55 21 97195-8721

https://izasalesbemestar.com.br/

Compartilhar

WhatsApp
Facebook
  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário