Maternidade e Empreendedorismo

Compartilhe esse artigo com

Ser mãe e empreendedora muitas vezes pode se tornar difícil para a mulher, mas tanto melhor pode ser do que quando se dá expediente em um trabalho convencional.

Encontrar o equilíbrio entre o cuidar dos filhos e realizar suas próprias ambições profissionais, estando no mundo corporativo, sempre foi muito desafiador, motivo pelo qual muitas mulheres da minha geração acabavam abdicando de sua carreira profissional, por não suportarem essa jornada dupla. Outras tinham culpa de estar ausente no cotidiano dos filhos e saiam dos empregos para tentar voltar ao Mercado, só depois deles crescidos o que dificilmente dava certo.

É verdade que nem toda mulher tem perfil empreendedor, mas depois da popularização da Internet, essa nova geração passou a ter a opção de empreender ou trabalhar remotamente, encontrando no avanço tecnológico um grande aliado para não precisar escolher entre a realização profissional e o cuidado dos filhos.

Admiro todas as mães que continuaram com suas carreiras, mas a meu ver, se tornar empreendedora pode ser muito mais inspirador para os filhos, porque desde pequenos poderão acompanhar mais de perto as aptidões de sua mãe, ver suas lutas diárias e realizações. E sobre o ponto de vista da mãe, não tem preço poder estar mais presente e acompanhar o cotidiano dos seus amados, sem se frustrar por ter deixado de lado seus objetivos pessoais.

Sem falar que aquelas que escolhem empreender, ganham maior flexibilidade de horários e com isso, podem atender de melhor forma as necessidades de sua família e também mais tempo para promover o autocuidado, tão importante para a autoestima da mulher.

Quando se pensa em empreender, normalmente se escolhe um negócio que se encaixe nos seus valores e interesses pessoais e trabalhar com o que se ama, ajuda qualquer um a manter a motivação e energia em alta.

Nem parece que comecei esse artigo falando sobre dificuldades existentes na vida da mãe empreendedora, mas em meio a tantas vantagens, arrisco dizer que pode ser a atividade ideal para a mulher moderna, uma vez que normalmente as mães já têm a resiliência muito mais desenvolvida, por já estarem familiarizadas com a carga emocional de criar filhos, etc.

Em resumo, tornar-se empreendedora pode ser uma ótima forma das mulheres desfrutarem das alegrias da maternidade, exercitarem suas habilidades de multitarefa, encontrando equilíbrio entre sua vida pessoal , profissional e financeira e ainda por muitas vezes, gerando maior conforto material para toda família.

WhatsApp Image 2023 05 11 at 09.24.12 1

Aqui fica meu…Parabéns a você que é mãe e empreendedora!!

E para as mulheres da minha geração (50+) não se esqueça de que lugar de mulher é onde ela quiser!

Rosa Moreno – Mentora de Vendas e MKT
@rosamoreno_mentoradevenda

Mãe da Raquel de 27 anos e empreendedora desde 2005.
21 99928-9356

Outras matérias

Emprender

Colunas

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário