Olá, empreendedora, não sei se está lembrada, mas todo dia 15 de março comemoramos o Dia do Consumidor!
Este é um dia muito importante para todos nós que temos um negócio, porque é uma oportunidade para reconhecermos e valorizarmos a relação que temos com nossos clientes.
Mesmo que você leia esse artigo antes ou depois do dia 15, aproveite essa oportunidade para pensar de que forma você pode agradecer ao seu cliente por sua fidelidade, lhe oferecendo algo ainda mais valioso.
Quem me acompanha, já deve saber que defendo que vender não é apenas uma transação comercial, mas sim uma troca de valor. Nós fornecemos um produto ou serviço que atende a uma necessidade ou desejo de nossos clientes e o que lhes pedimos em troca é nos prestigiem com sua confiança e lealdade que é o que precisamos para continuar crescendo e prosperando como empresa.
Então, comece essa reflexão identificando o que você, como cliente, mais valoriza em suas relações com as empresas e prestadores de serviço que atendem suas necessidades.
Esse é um exercício de empatia e quando ler até o final , irá entender o porque te convidei a fazê-lo.
Para te inspirar a executar imediatamente alguma ação para fidelizar clientes, trago as Tendências na relação com o consumidor, segundo a análise do “Sebrae – Inteligência de Mercado”. Espero com isso, te dar ideias, que encurtem o caminho para chegar a uma relação mais duradoura com seus consumidores. De forma resumida, você encontrará aqui, 3 Regras de Ouro que vão facilitar a escolha da melhor estratégia.
Humanização como Valor
A nova chave da confiança será a relação humanizada, dando relevância aos pontos de contato humano nas organizações.
Digital como Ferramenta
Invista em usabilidade, com recursos tecnológicos e digitais que facilitem esse processo, mas antes disso resolva todos os problemas relacionados à experiência do cliente, tomando cuidado para não robotizar demais automatizando em momentos onde o contato direto podem ser decisivos para gerar confiança.
Ultra Conveniência com Estratégia
Para que as relações analógicas não sejam sinônimo de burocracia, chatice e trabalho, elas precisam representar alta atenção, diferenciação e luxo. Disponibilize praticidade e facilite a vida do seu cliente, entendendo as dificuldades pela perspectiva do consumidor.
Os consumidores querem a “ultra conveniência” com a sensação de transparência e controle, dada a ele por quem de fato entende o que ele precisa e respeita suas decisões e limites.
Resumindo, para equilibrar humanização com automação e conveniência, sua marca tem que prestar atenção nas pessoas e dialogar com elas de forma empática, oferecendo o que elas precisam.
Gostou? Se você ainda não me segue no Instagram e é uma Euempresa, o conteúdo do meu perfil é pensado para te trazer insigths para a o crescimento do seu negócio e da sua renda.
https://instagram.com/rosamoreno_mentoradevendas?igshid=NzNkNDdiOGI=
Rosa Moreno
Mentora de Vendas
21 99928-9356
Adicione um comentário