“Como definir preços justos e maximizar seus lucros como prestadora de serviços autônoma”

Compartilhe esse artigo com

definir preços - rosa moreno

Esse artigo foi inspirado no relato de empreendedora que trabalhou em grandes empresas do ramo Corporativo e que resolveu trabalhar como prestadora de serviço. Dentre tantas tarefas desafiadoras no início da sua empresa, ela apontou essa como sendo a mais difícil:

Definir preços justos para seus serviços e encontrar maneiras eficazes de vendê-los.

Explorarei aqui como seria o meu aconselhamento a quem pedisse meu suporte na precificação e venda de serviços autônomos.

Se você passou ou passa ainda por algo parecido é natural que tenha algumas dúvidas sobre como precificar seus serviços. Afinal, o processo de definir o preço não era sua responsabilidade até então.

Ao precificar seus serviços, leve em consideração seus custos (1), a complexidade do trabalho (2), experiência e habilidades (3), concorrência (4), e o mais importante: descubra seu ICP/Ideal Customer Profile e teste seus preços com eles (5).

Aqui estão alguns conselhos para te ajudar definir um preço justo para garantir que você alcance o sucesso do seu negócio:

  • Estime o tempo e a complexidade: Serviços que levam mais tempo ou são mais complexos de realizar, como design gráfico, arquitetura ou engenharia, devem ter preços mais elevados. Pense cuidadosamente sobre o tempo e esforço envolvidos na prestação do serviço e ajuste o preço em conformidade.

 

  • Conheça seus custos: Antes de decidir o preço de seus serviços, é importante ter uma noção clara dos custos envolvidos em sua prestação. Considere tudo, desde os materiais necessários até as horas trabalhadas. Isso ajudará a garantir que você está cobrando um preço justo que te permita lucrar e pagar suas despesas.

 

  • Considere sua experiência e habilidades: Se você tem uma experiência extensa ou habilidades especializadas em seu nicho, você pode cobrar mais pelos seus serviços. Leve em consideração seus anos de trabalho e/ou sua formação acadêmica, cursos, certificações e prova social.

 

  • Analise o mercado: Pesquise o mercado para descobrir o que outras prestadoras de serviços estão cobrando pelos mesmos serviços que você oferece. Isso pode dar uma ideia do preço que é razoável para seu negócio. Seja realista sobre seus preços e considere seu público-alvo ou ICP que é uma representação do cliente que mais se beneficia do serviço oferecido e que mais gera valor para sua empresa. Além disso, ele também pode ajudar na determinação de quais serviços serão oferecidos e como eles serão diferenciados dos concorrentes.

 

  • Depois de definir um preço inicial, teste-o: Veja se seus clientes em potencial estão dispostos a pagar e de acordo com o feedback que receber, ajuste o preço ou o ICP.

 

Ao entender as necessidades e desejos do cliente ideal, você pode adaptar seus serviços e preços para atender às suas necessidades específicas, o que pode ajudar a aumentar a demanda pelos serviços e aumentar os lucros.

Por exemplo, se o seu ICP é composto por clientes que valorizam muito a qualidade do serviço e têm um orçamento elevado para isso, você pode precificar seus serviços de forma mais alta, sabendo que o cliente estará disposto a pagar mais por essa qualidade.

Se o ICP é composto por clientes que priorizam o custo-benefício, a empresa pode optar por uma precificação mais competitiva ou desenhar um serviço alternativo que atenda parcialmente, mas dê uma degustação do seu atendimento. Em resumo, desenhá-lo corretamente te ajuda a orientar a precificação de um serviço e adaptá-lo às necessidades do seu consumidor, resultando em uma precificação mais justa e lucrativa.

 

Esse artigo foi esclarecedor para você? Então me acompanhe no https://instagram.com/rosamoreno_mentoradevendas?igshid=NzNkNDdiOGI

E veja de quê forma meu programa de Mentoria levará o faturamento do seu negócio para outro patamar.

Gostou? Se você ainda não me segue no Instagram e é uma Euempresa, o conteúdo do meu perfil é pensado para te trazer  insigths para a o crescimento do seu negócio e da sua renda.

Rosa Moreno

Mentora de Vendas

21 99928-9356

Outras matérias

Emprender

Colunas

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um comentário